Sobre a visita à Pinacoteca- Exposição de Giacometti

Bom foi um passeio interessante onde tivemos a oportunidade de conhecer grandes obras de grandes artistas, destacando a exposição de Alberto Giacometti que é considerado um dos artistas mas importante do século XX.

Vendo o trabalho de Giacometti observei sua rejeição ao tradicional, ele enxerga o homem e o que está a sua volta abordando um trabalho diferente do comum.

Ele trabalhava com artes visuais, onde pintava e criava esculturas, que costumavam sair do esteriótipo. Eram figuras personalizadas de uma forma filosófica e surreal. Onde ele quase se encaixa no surrealismo na época das Van- guardas Europeias.

No início da exposição vimos esculturas de bustos e algumas fotos suas. Logo após já haviam quadros e algumas esculturas que demontravam o deferencial que havia citado. Eram banhadas a bronze muitas delas eram pessoas representadas de forma cumprida e fina como se ele tivesse avistado aquelas pessoas a distância. Nos quadros, eram como se fossem rascunhos. Diziam que Alberto costumava começar uma obra realmente como um rascunho e sem terminá-la iniciava outra, depois voltava a terminar a que havia deixado por fazer. As cores utilizadas em seus quadros eram cores escuras!

Em alguns de suas obras tem uma influência de Pablo Picasso , pois nessas obras tinham detalhes geométricos. Inclusive Picasso na época fazia parte do cubismo porém Giacometti também não se encaixa nessa Vanguarda(na verdade em nenhuma). Ele também criou alguns objetos para vender, que vale a pena relatar que eram bem diferente de suas obras relatadas anteriormente.

A conclusão que tiro é de que Alberto Giacometti foi um artista inovador do século XX. E que suas obras "estranhas" ,só faz com as pessoas abram os olhos para o que acontece em sua volta e se perguntem se tudo é realmente como dizem ser!