MAIORES IMPOSTOS DE RENDA DO MUNDO

Estima-se, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que o trabalhador brasileiro precisa de quase cinco meses de rendimentos somente para dar conta de todos os impostos federais. É um dinheiro investido pelo cidadão para, pelo menos teoricamente, custear as despesas do governo com saúde, educação, moradia e segurança, entre outros direitos.

E uma das taxas mais significativas para o nosso bolso, sem dúvida, é o Imposto de Renda. Conforme os dados da Receita Federal, o leão brasileiro pode devorar até 27,5% do salário de um funcionário bem remunerado.

Porém, ao contrário do que muitos podem pensar, existem vários países com uma carga tributária superior à nossa. Um deles é a vizinha Argentina.

Veja a lista dos maiores impostos de renda do mundo. A porcentagem corresponde à parcela salarial entregue pelo cidadão ao governo, ou seja, a alíquota máxima daquele país:

1º Suécia – 58,2%

2º Alemanha – 51,2%

3º Espanha – 48%

4º EUA – 46,1%

5º Japão – 45,5%

6º Chile – 45%

7º Canadá – 43,2%

8º Coreia do Sul – 41,8%

9º México – 40%

10º Argentina – 35%

11º Brasil – 27,5%

Outra diferença crucial, evidentemente, está no fato de que os brasileiros contam com muitos outros impostos para bancar e não possuem retorno em educação e saúde, por exemplo.

Caros leitores, o que pensam a respeito dos impostos brasileiros?

Andre Mengo
Enviado por Andre Mengo em 13/10/2012
Código do texto: T3931200
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.