"Como evitar conflitos..."

A melhor maneira de evitar conflitos é evitando um choque de valores...

As pessoas vêm de lugares diferentes, vidas diferentes, experiências diferentes, logo, tem valores diferentes de você e isto deve ser compreendido...

Não é lá grande novidade, aliás...

Conflitos ocorrem quando uma pessoa sente seus valores ofendidos, desafiados, criticados, contrariados, minimizados, sobrepostos pelos seus valores...

Quando você ofende, critica, desafia, contraria, minimiza ou, acreditando seus valores serem melhores do que os da outra pessoa, você faz isto com toda a construção daquele valor que esta pessoa tem em sua vida...

Isto gera conflitos, nem sempre, afinal não são todos os valores ou situações que são levadas com suma importância pelas pessoas, mas ainda assim, gera.

Você contraria parte ou toda a vida de alguém as vezes e nem percebe por uma simples opinião que não lhe pedem...

Quando você aconselha alguém sem a abertura devida, ou sem o "tato" devido, mesmo que não perceba, você pode deixar este conselho com uma compreensão indevida...

As pessoas tem compreensões diferentes...

A linguagem (não só fala, peguemos o sentido amplo da coisa) proporciona compreensões diferentes, as vivências diferentes proporcionam compreensões diferentes, logo, os valores de cada pessoa proporcionam compreensões diferentes...

As pessoas muitas vezes vêem exatamente as mesmas coisas que você, mas tem interpretações diferentes, com grandes ou pequenas diferenças...

Uma opinião, um conselho, dado sem a abertura devida ou abordagem devida pode sim, gerar uma compreensão minimalista de valores, desafiadora de valores, egocêntrica de valores e diversas outras compreensões que sequer passou em sua cabeça...

Quando você vê alguém pintando com um pincel segurando da maneira errada, você não vai la e diz "você esta fazendo errado, faz igual eu, assim" ou "você esta fazendo errado, a maneira certa é assim"...

Isto é perigoso, isto esta livre a inúmeras interpretações que variam desde o grau de afinidade, valores diferentes até mesmo o humor...

Ninguém nunca conhece alguém o suficiente para prever um choque de valores...

Talvez alguns casais se aproximem muito disto convivendo por muito tempo, mas nunca se conhece 100% alguém...

Logo, é impossível anular conflitos entre seres humanos...

Mas, é possível minimizá-los, evitá-los...

Isto é lidar com problemas... Não deixar que ocorram...

Então, ao invés de você chegar e dizer:

"não é assim, faz assim"...

Você poderia dizer:

"olha, eu já fiz assim uma vez, mas me ensinaram que assim é melhor e funcionou, por que não tenta desta maneira também?"

Isto, sem duvidas, evita muitos equívocos...

É um "tato" que falta muito hoje em dia...

Se uma pessoa e você estão fazendo algo e uma ligação interfere, e seu parceiro(a) atende a ligação, as vezes, quando este individuo voltar ele poderá ter perdido sua linha de pensamento...

Você então não discute com ela por você achar que a ligação poderia ter esperado, ou que ela deveria se dedicar mais... isto é subjetivo, isto colocaria valores em jogo...

Se uma pessoa dá sua opinião sobre algo, a não ser que esteja num ambiente acadêmico livre para se discordar, você não diz "não concordo! Não se deve pensar assim, se deve pensar de tal maneira..."

Opiniões e conselhos geram conflitos quando expostos de maneira errada e, principalmente, sem que lhe peçam...

E mesmo que lhe peça, há maneiras de se aconselhar ou opinar, por que todos estamos sujeitos à interpretações, como já dito, diferentes...

Isto coloca valores e e vivências em confronto...

Se uma pessoa te pergunta "como você consegue fazer tantas coisas e eu apenas algumas?"

Você não responde "Por que você se distrai muito" ou " por que você é muito ocupado(a)"...

Você não sabe os "por quês" daquele comportamento...

Você diz "Talvez seja por termos ocupações diferentes...."

Você a faz pensar sobre seus valores e suas atitudes sem acusá-la... Você evita um choque...

As pessoas tem dificuldades em lidar com estes choques de valores, desde sempre...

Guerras são feitas por choques de valores...

Guerras são a demonstração máxima da incapacidade humana de lidar com suas diferenças...

Ações etnocêntricas ocorrem o tempo todo na sociedade humana e nosso sistema econômico, principalmente, coloca pessoa impondo valores em cima de outras...

Em ambientes de trabalho, por exemplo, você deve estar a par de como o "sistema de coisas" daquele lugar se dá, e se você faz errado, você esta errado e pronto...

Isto cria rancores, isto cria conflitos...

E, infelizmente, neste tipo de caso, é difícil de se evitar...

O melhor jeito de se evitar conflitos é deixar que uma pessoa seja o que é, a não ser que você saiba como evitar que esta pessoa lhe interprete da maneira errada, a não ser que saiba evitar choques de valores ou que esta pessoa peça sua opinião e você saiba dá-la sem parecer algo imposto ou ofensivo...

Se uma pessoa esta pintando de modo errado com um pincel errado e você pinta do seu modo ao lado dela ela percebe a diferença, principalmente no rendimento... Nem sempre, ou as vezes demora, mas percebe...

Você não sempre precisa, por mais que sua vontade seja boa, julgar as maneiras dela lidar com as coisas que envolvem seu mundo...

Muita gente tem problemas com outras pessoas justamente por conflitos de valores e interpretações mal feitas de suas intenções...

Infelizmente, é impossível fazer o ser humano pensar igual a não ser que, no minimo, tenham condições de vida semelhantes... Aí poderíamos ter, talvez, uma aproximação, mas ainda assim não um conjunto de valores individuais igual...

Infelizmente, nosso mundo, com sua lógica competitiva, acaba colocando um etnocentrismo, um preconceito, um egocentrismo grande em muitas pessoas - senão em todas com graus diferentes o que torna as pessoas - o que torna os seres humanos muito 'agressivos" uns com os outros, querendo ou não desempenhar este papel....

Infelizmente nosso mundo também causa muito stress e uma falta de paciência em grande parte das pessoas, principalmente aquelas com rotinas de trabalho movimentadas, o que é perigoso, afinal, sem paciência este "tato" ao lidar com "o outro diferente de mim" é muito complicado de se ter...

Conflitos entre pessoas são constantes, mas podem ser evitados, não todos, mas alguns podem sim com a devida compreensão da diferença de experiências, valores e interpretações que existem entre nós...

Sou também uma pessoa que não sabe lidar direito, acredito que todos tenhamos esta dificuldade, afinal, lidar conosco por muitas vezes já é difícil, imagine com todos os que nos cercam e até mesmo os que não constantemente estão presentes na nossa vida...

A pergunta talvez correta ao vermos uma pessoa deva ser:

"quão diferente esta pessoa é de mim"

Isto já proporciona uma enorme diferença nas relações, principalmente se você tem um certo conhecimento por vivência e etc...

Ou em algumas situações:

"Ele(a) busca este conselho?"

E se buscar, nãos e sinta como o dono da verdade ou como um instrutor...

Isto pode minimizá-la...

Se você acha uma pessoa errada, ou ela te desagrada, você não muda as coisas dando conselhos de maneira indevida/que não foram pedidos ou criticando-a/apontando seu problema..

Você cria conflitos ai, por mais pequenos que sejam...

Conflitos são cumulativos, a paciência de todo mundo tem limites e também deve-se ter em mente que conflitos mudam a interpretação que alguém tem ou pode ter de você...

Se você disser:

"Você é um idiota, não ouve ninguém, este é o seu problema!"

Isto pode até, as vezes, surtir algum efeito benéfico, mas esta pessoa ainda assim pode te achar um ignorante...

Ou, em alguns casos, que não são poucos, ela pode te achar u ignorante e não mudar em nada por te considerar apenas o ignorante que ela passou a te achar...

As pessoas, sobretudo num capitalismo que gosta de diferenças (afinal a união de todos numa só bandeira, sem conflitos, sem diferenças, poderia ser um risco ao sistema) tem dificuldades em lidar umas com as outras, até mesmo dentro do próprio lar ou grupo de amigos...

Talvez se a premissa de que somos diferentes e que somos todos sujeitos à uma má interpretação fosse levada mais à mente (por que sim, esquecemos disto muitas vezes) muitos dos problemas, mesmo que sejam apenas os mais básicos e menos influentes na sua vida, poderiam ser evitados e assim muito stress desnecessário e afastamento de indivíduos poderia ser evitado...

Como dito, é impossível fazer o ser humano não se confrontar, principalmente nos dias de hoje, mas há como se evitar...

AyA
Enviado por AyA em 18/10/2012
Código do texto: T3939498
Classificação de conteúdo: seguro