Consumo sustentável: Uma alternativa

Catástrofes afetam a natureza com frequência, e estas por sua vez têm comprometido a vida no planeta. Não nos damos conta do que podemos fazer para reverter este quadro, e enquanto as medidas não surgem, não sabemos o que poderá acontecer à geração vindoura. No entanto não podemos parar e deixar que a extinção continue sendo fator de destaque em nosso meio.

Ao contrário do equilíbrio, surge um consumo sem planejamento, apenas por impulso ou ansiedade. Desta forma continua o desperdício dos bens que garantem a manutenção da vida. Assim deixamos de reconhecer que a forma desordenada do uso dos bens naturais traz sérios problemas à população e nos anulamos diante de um compromisso que é de todos: a sustentabilidade.

Porém, diante da situação pela qual passa o planeta, devemos pensar sobre os nossos atos de consumo. Reeducarmos a forma de pensar e agir é urgente, no entanto, é preciso empenho e cumprimento do que vem sendo discutido em fóruns e debates sobre o assunto.

É possível melhorar o consumo desde que para isto haja políticas públicas voltadas para ações sustentáveis urgentemente. Do contrário, vidas sumirão em um curto espaço de tempo.

Manoel Joaquim da Silva

Manoel Joaquim da Silva
Enviado por Manoel Joaquim da Silva em 30/10/2012
Reeditado em 30/10/2012
Código do texto: T3959287
Classificação de conteúdo: seguro