ENEM possíveis temas redações 2012 e comentários Literatura.

CONHECIMENTOS QUE PODEM SER EXIGIDOS NA PROVA ENEM/2012.

COMEMORAÇÃO DE 90 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA.

Devido a comemoração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna há possibilidades de serem formuladas questões envolvendo esse assunto. Vejamos:

I – Semana da Arte Moderna. Onde? Quando? Objetivos? Quem?

Teatro Municipal em São Paulo; 11 a 18 de fevereiro de 1922.

Renovar, transformar, devorar e criar uma Arte essencialmente brasileira. Literatura ( Oswald de Andrade; Mário de Andrade e Minotte del Picchia. Artes Plásticas Anita Malfatti. Música Villa Lobos.

. Monteiro Lobato faz criticas depreciativas às Pinturas de Anita Malfatti ( Arte cubista e Expressionista), dentre elas, a tela de "O homem amarelo".

O Abaporu – 1928, tela de Tarsila do Amaral, o nome da tela significa (do Guarani – aba- homem; poru – que come carne humana. O mais famoso quadro brasileiro arrematado por um milhão e meio de dolares em 1996.)

Essa tela inspira Oswald de Andrade a criar o Movimento Antropofágico, isto é, deveríamos "devorar" compreender toda criação artística européia e assim criar a nossa própria Arte, essencialmente brasileira.

DESTAQUES: Obra literária Macunaíma,( O herói sem nenhum caráter, simbolizando o brasileiro) de Mário de Andrade

e Juca Mulato, ( Mulato sonhador que se apaixona pela filha do patrão), autoria de Minotte del Picchia.

SECA NA REGIÃO DO NORDESTE NO PASSADO E NO PRESENTE, BEM COMO O CENTENÁRIO DE LUIS GONZAGA.

Acredito que poderá ser exigido conhecimentos sobre:

Obras: Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Vida e Morte Severina de João Cabral de Melo Neto, o Quinze de Rachel de Queiróss, a tela de Cândido Portinari, Os retirantes e fragmento da canção Asa Branca, de Luís Gonzaga.

O que essas obras de Arte têm em comum? Todas abordam o tema "engajado" do homem RETIRANTE saindo de suas terras no período de longas secagens, sertão nordestino, em busca de um lugar que se possa obter alimentos e um mínimo de vida digna.

REINVENÇÃO DE UMA NOVA LINGUAGEM

Muito tem se discutido sobre esse jeito peculiar de Guimarães Rosa escrever e muitas universidades, em seus vestibulares, lançaram obras dele como obrigatórias, bem como há vários contos em apostilas de cursinhos.

Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas.

“Sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera.”

“Sertão é o sozinho.”

“Sertão: é dentro da gente.”

“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.”

“O sertão é sem lugar.”

“Rir, antes da hora, engasga.”

“Vivendo, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só fazer outras maiores perguntas.”

“Somente com a alegria é que a gente realiza bem – mesmo até as tristes ações.”

“O senhor sabe o que é silêncio é? É a gente mesmo, demais.”

...................

É interessante pelo menos se inteirar sobre a existencia desse escritor que atualmente vive em Campo Grande, e tem se despontado como uma revelação do Século XX e XXI na poesia e com esse jeito peculiar de reinventar as coisas e transpô-las na poesia.

Manoel de Barros

No descomeço era o verbo.

Só depois é que veio o delírio do verbo.

O delírio do verbo estava no começo, lá onde a

criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.

A criança não sabe que o verbo escutar não funciona

para cor, mas para som.

Então se a criança muda a função de um verbo, ele

delira.

E pois.

Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer

nascimentos —

O verbo tem que pegar delírio.

Manoel de Barros

Sou mais a palavra ao ponto de entulho.

Amo arrastar algumas no caco de vidro,

envergá-las pro chão, corrompê-las, -

até que padeçam de mim e me sujem de branco.

Manoel de Barros

Na obra poética: Menino do mato. Reeleituras do jeito especial de ver as coisas, de senti-las, cheirá-las e transmutá-las.

O Poeta mato-grossense Manoel de Barros, 93, mereceu um documentário "Só Dez por Cento é Mentira", do diretor Pedro Cezar. Sua poesia é rica de passarinhos, pedras, rios, silêncios e solidões seus poemas carregam o encantamento das coisas simples que só a natureza pode nos dar em sua plenitude, um menino que a tudo observa e vê além do que é permitido ao simples olhar e o garoto que desinventa a si mesmo em uma tentativa de criação mimética. Ele deseja fundir-se à natureza e completar o ciclo natural de pequenezas que a vida tenta lhe retribuir como abandono.

Acredito que muito pode-se exigir sobre esses poetas pela grande importância na Literatura Brasileira, e poemas da Adélia Prado ter sido recitado recentemente até em Novelas. Mostrando a força dessa Poeta.

(CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE(Poeta de sete faces) E ADÉLIA PRADO (Licença poética). Intertextualidade, Adélia dialoga com o poema de Drummond com graça e firmeza sobre a altivez da mulher atual, que carrega bandeiras em passeatas que se desdobra por uma vida menos indigna.

Poema de Sete Faces

Carlos Drummond de Andrade

Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens

que correm atrás de mulheres.

A tarde talvez fosse azul,

não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:

pernas brancas pretas amarelas.

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

Porém meus olhos

não perguntam nada.

O homem atrás do bigode

é sério, simples e forte.

Quase não conversa.

Tem poucos, raros amigos

o homem atrás dos óculos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus,

se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer

mas essa lua

mas esse conhaque

botam a gente comovido como o diabo.

Adélia Prado

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,

desses que tocam trombeta, anunciou:

vai carregar bandeira.

Cargo muito pesado pra mulher,

esta espécie ainda envergonhada.

Aceito os subterfúgios que me cabem,

sem precisar mentir.

Não sou feia que não possa casar,

acho o Rio de Janeiro uma beleza e

ora sim, ora não, creio em parto sem dor.

Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.

Inauguro linhagens, fundo reinos

— dor não é amargura.

Minha tristeza não tem pedigree,

já a minha vontade de alegria,

sua raiz vai ao meu mil avô.

Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.

...........

(Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência; Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu e a história brasileira da Inconfidência Mineira). Intertextualidade. Todas as obras falam ao seu modo da Inconfidência Mineira.

............

CENTENÁRIO DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ.

Márcio Sousa, escirtor da obra Mad Maria, que fala sobre a construção de um trecho da Estrada de Ferro Madeira Mamoré narrando a dor e tormentas dos trabalhadores acometidos por todo tipo de transtornos na selva bruta Amazônica, a trama ocorre no trecho da ferrovia "Abunã".

A referida estrada é um marco histórico para o Brasil e de grande importância no início da colonização do hoje Estado de Rondônia, bem como a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi feita, ligando Guajará-Mirim a Porto Velho, como parte de acordo entre o Brasil e a Bolívia para que o Brasil ficasse com as terras onde hoje é o Estado do Acre (Tratado de Petrópolis), em compensação a Bolívia poderia transportar suas produções pela Estrada até o porto no Rio Madeira, atual cidade de Porto Velho. A Estrada encontra-se desativada por ter perdido o seu valor econômico de transporte.

............

Possíveis temas para a Redação do Enem.

1) A sustentabilidade econômica e ambiental do planeta.

2) Anencefalia: um direito da mãe que ultrapassa o direito à vida do bebê?

3) Bullying: afronta a dignidade da pessoa humana vítima.

4) A paz no mundo passa pelos princípios democráticos, básicos, que protegem à dignidade da pessoa humana.

5) Homofobia: o dever de respeitar o próximo; o direito à opção sexual diferenciada.

6) Violência contra a mulher deve ser repudiada em todas as suas formas: físicas ou psicológicas.

7) O meio ambiente é todo espaço habitável ou não, cuidar, zelar é proteger a própria continuidade da vida.

8) O uso de drogas lícitas e ilícitas: maior controle do Estado, prevenção, repressão e tratamentos a dependentes de drogas .

9) A educação de qualidade é um direito constitucional.

10) Agressões de adolescentes contra seus responsáveis. O que fazer?

Observação: Não se esqueça de ler as competências no manual Enem que se encontra no sítio (site) do MEC, para não perder nota em nenhuma delas, atente, principalmente para a última, na qual você precisa apresentar uma intervenção que não contrarie Direitos Humanos, isto é, tudo aquilo que possa afrontar outra pessoa física ou psicologicamente, sem amparo na lei, é contrarie o direito de proteção à dignidade da pessoa humana.

Você precisa apresentar no final do seu texto uma proposta, solução ou soluções para o que você apresentou como o problema na sua redação. Esse simples cuidado valará até 200 pontos.

Boa Sorte, e não se esqueçam de levar lanche, bananas são ótimas para repor a energia mental.

Professora: Matilde Mendes – Cacoal, 01 de novembro de 2012, estado de Rondônia.

Matilde Mendes
Enviado por Matilde Mendes em 01/11/2012
Reeditado em 04/11/2012
Código do texto: T3963327
Classificação de conteúdo: seguro