Viver e conviver!

O ser humano tem se desenvolvido de acordo com as necessidades pára a sua sobrevivência. É de suma importância que tenha conhecimento sobre seus limites, ou seja, o direto de um termina onde começa o do outro.

Quando começamos a entender sobre nossos direitos e deveres, passamos a ter mais facilidade em nos comunicar, aprendendo assim a entender sobre os motivos que levam as pessoas a tomar certas decisões. E é na escola que iniciamos este aprendizado, o professor nos ensina os limites a serem seguidos com o objetivo de facilitar a convivência no ambiente escolar. Quando nos manda ir uniformizados para a escola, chegar dentro do horário, cumprir com as tarefas, não conversar em sala de aula, etc. Ele está nos ensinando nossos deveres, e quando nos permitem ter intervalo para recreio, acesso a uma boa educação, ter bons professores, acesso a uma boa alimentação, etc. Mostram-nos os nossos direitos, e a partir daí começamos a fazer o alicerce da construção de nosso caráter e nossa identidade.

Somos o que fazemos e se respeitamos o nosso próximo, se cumprimos com nossos deveres, seremos reconhecidos por nossa comunidade como pessoas idôneas, pessoas sérias. Se não respeitarmos nossos amigos e as normas de convivência certamente irão nos ver como pessoas irresponsáveis, mau caráter, etc.

Por isto acho que é importante ter conhecimento sobre nossos direitos e deveres, este entendimento nos proporcionara as condições necessárias para que venhamos a ser cidadãos respeitados e bem aceitos pelas pessoas que direta ou indiretamente fazem parte do nosso dia a dia.

Este texto foi produzido em parceria com:

Noemi de Oliveira Serra

Estudante do 5º ano na Escola Municipal Evangélica Araguaia

Zé Carlos e Noemi de Oliveira Serra
Enviado por Zé Carlos em 10/11/2012
Código do texto: T3978800
Classificação de conteúdo: seguro