Supervalorização da beleza física

A sociedade tornou-se, com o passar do tempo, extremamente superficial. A beleza física é valorizada, enquanto os valores que realmente formam o caráter de uma pessoa são esquecidos. Assim, as pessoas buscam padrões absurdos e tornam-se infelizes por não aceitarem seu corpo, esquecendo de suas tantas outras qualidades.

Fernando Pessoa diz que "não há normas. Todo homem é exceção a uma regra que não existe". De fato, os insensatos padrões que as pessoas tanto procuram alcançar foram criados pela própria sociedade. Na antiguidade, a beleza já era bastante valorizada, quando os grandes artistas retratavam em suas obras uma inatingível perfeição, que é considerada até hoje. Essas ideias foram revistas em certos períodos, como no Renascimento, qual a razão foi priorizada, porém, agora, a superficialidade existe de novo, talvez ainda mais intensamente. Em parte, isso se deve ao consumismo, pois a mídia mostra que devemos ter os melhores produtos - não em qualidade, mas em aparência -, e isso acaba sendo aplicado às pessoas também.

Contudo, a desvalorização das qualidades de alguém (as que não se resumem a seu físico) não é feita apenas pelos outros, mas também pela própria pessoa. Por exemplo, recentemente foi concluído o leilão de uma brasileira que vendeu sua virgindade para pagar a faculdade. Ao invés de procurar uma universidade federal, por exemplo, usando sua inteligência e raciocínio, ela recorreu a seu corpo, desconsiderando qualquer outra característica sua. O lance vencedor foi de um milhão e seiscentos mil reais, muito mais do que a maioria das pessoas ganha em anos de trabalho. Mas como a educação é muitas vezes desvalorizada, o que gera cidadãos despreparados mentalmente, muitos recorrem a outros meios de tentar ter sucesso na vida. Esse leilão e muitos outros casos de pessoas que ganham dinheiro apenas por sua beleza ou corpo incentivam ainda mais a sociedade a pensar que são esses aspectos os mais importantes, invertendo totalmente a ordem dos valores.

As pessoas já se acostumaram tanto a essa realidade que muitas nem a veem mais como um problema. É preciso, no entanto, que todos percebam o quão importante são características como inteligência, lealdade e bondade, entre uma lista infinita de valores. Além disso, a mídia poderia mostrar uma mensagem diferente, contribuindo para a valorização do que realmente importa. Como dito por Antoine de Saint-Exupéry, "o essencial é invisível aos olhos". Ou seja, é nossa beleza interior que deve ser mais importante sobre nós.

Ana C Melo
Enviado por Ana C Melo em 12/11/2012
Código do texto: T3982247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.