FALA DO PONGA COM A SOBRINHA INÊS – APÓS 47 ANOS!

Sim, que presente de Natal! O meu Natal será de mais PAZ! Após 47 anos voltei a reencontrar minha sobrinha INÊS CORREIA DA SILVA, mesmo via telefone celular. Quando a vi pela última vez foi no ano de 1965, quando a sua vovó e minha mãe e eu fomos do interior paulista, Sandovalina, para a Av. Quarto Centenário, 853 – ao lado da antiga Fábrica de Cera Parquetina e, também, do Parque Ibirapuera. Parece que este endereço fica em Moema. Outra fábrica da Parquetina ficava na Lapa. O Jaime, seu irmão e meu sobrinho, não estudava ainda, mas eu nesse ano estudei no Grupo Escolar Cesar Martinez, na Av. República do Líbano. A sua vó Maria Odalia, falecida em 08/10/2000, com 86 anos, foi cuidar da saúde de sua mãe e minha irmã Josefa, que nós a chamava de Zefinha!

O seu pai, Inês, o Luiz Correia da Silva, após o falecimento da Zefinha, naquele ano, voltamos a Sandovalinha e me parece que, em 1966, ele nos levou para esse endereço da Rua Antonio Bispo de Souza, no Bairro Santo Amaro, e aí tenho uma leve lembrança desse local, porque, pelo menos, ficava perto de uma Subestação da Light! É ou não é? Por uns tempos houve correspondência, depois... Em 1966 o tio estudou a 1ª série ginasial em Pirapozinho; em fevereiro de 1967, o tio Dito, que era gago, soube da mãe e do irmão e foi nos buscar.

O finado Jaime, a Gorete e o Willans, estiveram aqui em Jandaia do Sul – Pr, em, 1979/80 quando a Luizabete e eu éramos recém casados. Eles conheceram a Tia Joana, o Tio Dito, mas eles também já “viajaram”: ela, em Alumínio – SP em 1996 e ele, aqui em Jandaia do Sul – Pr, em 19/09/2010.

Portanto, Inês, você talvez se lembre só da vó e de mim, vagamente, talvez, mas não conheceu a Joana, o Benedito, a Lourdes, seus tios por parte da mãe! Até eu,não tenho o endereço da Lourdes e se ainda está viva, a mesma mora em Recife – Pe, e, que antes da vó falecer a levei para rever a terrinha Natal, Santana do Ipanema – Al, e lá os parentes não sabiam do endereço dela em Recife! Até escrevi para aquelas rádios e nada... Falei com o apresentador Ratinho, que é casado com uma prima da Bete, a Solange, e prometeu fazer esse pedido no ar. “Adiones Gomes da Silva, funcionário do IBGE no Paraná quer saber do paradeiro de sua irmã Lourdes, mãe de dez filhos, filha de Manoel Gomes da Silva e de Maria Odália, a Caboquinha”. Todos nascidos em Santana do Ipanema – Al! Portanto, sobrinha Inês, só tenho esta irmã viva, como parente direto! Se eu morrer ela não saberá; se ela ainda estiver viva, próximo dos 70 anos, e “viajar”, talvez não saberei... Alô Recife!!!

Para janeiro ou fevereiro de 2013, estaremos indo à casa do cunhado Antonio Luiz Cipriano em Valinhos – SP, próximo de Campinas e de São Paulo e, daremos um pulo aí... Esperem-nos!!!

O que recordo do Jaime por exemplo, é uma foto 3 x 4 preto e branco, com os cachinhos de cabelos que o Neymar “copiou” e com chocoalho na mão! A irmã Lourdes, ainda jovem com aquela blusinha listrada, cabelo à brilhantina. Velhos tempos, bons tempos, que não voltam!

Ainda, sobrinha Inês, nossos sentimentos pelo falecimento de seu marido e nosso sobrinho que não o conhecemos o José Ramos, agora dia 07/09/2012. Abraços aos seus filhos Nayara, 22 , e Cesar, 18 anos. Aqui ficam, além dos “véios”, o Victor Hugo, 30 e Thiago Augusto, 28 anos completos.

Estarei postando este texto no facebook e talvez alguém de Recife, possa ajudar-me! FELIZ NATAL A TODOS E QUE 2013 VENHA COM MUITA SAÚDE E PAZ NOS VOSSOS CORAÇÕES.

‘FELICCI NATALE PER TUTTI POPOLO DEL MONDO”, de Otavio Combinatto, ex-barbeiro amigo.

Estamos longe dos olhos, mas sempre estivemos perto dos corações, das mentes e das nossas raízes.

Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga-Pres.da Sociedade dos Poetas Jandaienses - SPJ – Ex-servidor do IBGE, por 40 a.e 6 meses; Vicentino da SSVP; Secr.do Cons.Mun.do Meio Ambiente, Membro da Ong Água Jandaia; Membro do Cons.Mun.da Cultura. E.mail: adionegsilva@pop.com.br, spjpoesiasjandaiadosul@yahoo.com.br, www.recantodasletras.com.br, é só digitar Ponga, em autores, porque este texto já estará lá. Blog da SPJ, dentro do www.jandaiaonline.com.br, também ir no atalho para o You TubeDoc.92, 24/12/2012