LIBERDADE DE CENSURA

essa é a redação que eu escrevi na prova da UEMG 2013:

Assim como a mídia tem a suposta 'liberdade de imprensa", o Estado deve ter a "liberdade de censura". Veja bem: o Estadi é responsável pelas leis, ou seja, o que "não pode", que é nada menos que o "poder"(liberdade) de proibir(censurar). Já a mídia, que luta tanto pela "liberdade de imprensa", se esquece de que não existe liberdade onde há interesse de classe.

Montesquieu afirmava que ter liberdade é agir de acordo com as leis, porque se todos fizessem o que desse vontade , não haveria liberdade, haveria confusão. Um Estado só é capaz de existir se tiver o poder de proibir. mesmo onde "é proibido proibir" haverá proibição.

Portanto, para haver liberdade de imprensa e de censura é preciso que haja democracia, pois assim, a população que determinará o que será divulgado ou censurado. E como a mídia é o "quarto poder", também terá que haver eleições para seus presidentes. mas isso não ocorre porque nem mesmo o Estado, dito democrático, é definido por voto; os presidentes, tanto das empresas como dos governos são decididos pelo Capital, ou seja, pelos interesses de classe.

Portanto, a liberdade não é um bem que pode ser vendido em formas de jornais ou feixes televisivos; liberdade é saber escolher entre o certo e o errado, o ético e o antiético. Censurar significa reprimir, então é o papel do Estado, representante da sociedade, escolher o que é bom ou ruim para a sociedade. Porque o Estado é o detentor do monopólio do uso da força. Da Repressão. Da Violência. Tanto física quanto moral e psicológica. Quando Chavez fechou uma tal rede de televisão, ele, como representante do povo, fez uma escolha. E isso que consiste a liberdade de censura.

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 13/01/2013
Reeditado em 28/07/2013
Código do texto: T4081909
Classificação de conteúdo: seguro