A Importância Dos Meios De Comunicação II – A Televisão

Prometi que traria a continuação do tema e volto!

A Importância da Televisão

Breve histórico: A Televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi no Rio. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_televis%C3%A3o_no_Brasil

Ela cresceu e ganhou forças, tanto que até hoje, mesmo com o “poder” e influencia da Rede Mundial de Computadores (Internet), continua sendo um dos principais meios de comunicação, televisado. Podemos dizer que a internet “já existia”, oculta nas transmissões de TV, porém que não era interativa. Hoje, a TV ganha uma forte aliada: a própria internet! A tecnologia uniu o útil da televisão com o agradável da internet, a interatividade. Aparelhos móveis com TV, computadores com Placas de Captura e agora, os televisores já vindo de fábrica acoplados e pronto aos usuários interagirem com o mundo da Internet.

Tudo isso é muito bom! Ajuda e muito na educação de um País como o nosso que tanto e tanto precisa!

Mas é aí que está o “X” da questão: O que se faz com a TV, hoje? Onde está dada a importância na questão do Educar? Se você fizer hoje uma pequena pesquisa, aí mesmo em seu bairro, sua rua ou condomínio em que você mora; de pelo menos dez televisores ligados pelo menos um deve “salvar”, estando ligado a um canal educacional, seja aberto ou pago.

Vamos nos concentrar num canal de educação aberto. Primeiro: a qualidade de transmissão! Será que há investimentos para estes? Já entramos há linhas desta redação no “quesito” Educação. Parece que falo asneira, mas não! Falo a mais pura verdade quando uso a palavra “hipnose”, esta seja a palavra adequada para toda a situação que está diante de cada indivíduo, diante de toda essa sociedade “cega” pelo, classifico assim: “Sistema Cultural Monopolista”. Vamos chamá-la “carinhosamente” por suas siglas, a partir de agora! (“SCM”), Ok.

Há um “clico vicioso” entre a sociedade e a televisão de hoje. E como este funciona?

Em cima de tudo que está na “crista da onda”, se a sociedade lança algo em que possa encher os olhos da mídia, então não há tempo para perder! O “Plano A” é executado. Nesta sociedade, quem ainda não viu as novidades que a mídia mostra então já aprende e passa a viver o que se vê! Mas se a mídia é que lança tal coisa e passa para a sociedade, então esta anda de conformidade com que a mídia expõe... E assim se segue este “ciclo vicioso”, sem fim... Apenas mudam passam-se as “cristas”. E o “SCM”, funcionando direitinho... Lindo e maravilhoso! (Aff!)

Em tempos “loucos” de eleições neste País, nossos candidatos falam com veemência e até tão eloqüentes, sobre “investimentos na educação”, mas o que vemos na verdade não passara de eufóricas palavras levadas ao vento do esquecimento.

Palavras estas que deixam famílias esperançosas de que no ano vindouro não montarão suas pequenas temporárias moradias improvisadas, aguardando que chegue a sua vez nas filas até conseguirem vagas nas escolas, isto se ainda ter! Esta é a verdade! A verdade dolorosa! Mas não dói nos olhos destes prometedores ao saber nas manchetes de jornais, pois estão ainda no “Tô nem aí! Tô nem aí...”. Dói é no pai de família que fica a mercê do sol e chuva a lutar por uma vaga numa escola publica.

Não estou fugindo do contexto! Estou dizendo o que a mesma TV mostra!

Nossos programas são pobres de cultura, mas pregam “culturas” onde a sociedade se espelha? É isso? Ou espelham-se na sociedade? Ah! É o “ciclo vicioso”, isso!

“Vamos pregar a cultura da liberdade! Onde nossos adolescentes tenham o livre acesso cedo ao sexo livre sem responsabilidade alguma! Falem do uso de camisinha, mas não esqueçam que o tema é fazer sexo e muito sexo!”

“Vamos pregar a cultura da liberdade... Onde nossos jovens tenham livre acesso ao poder da droga! Sem responder pelos seus atos! Mas não se esqueçam do texto: ‘Se beber, não dirija’, ‘beba com moderação’, ‘O Ministério da Saúde adverte...”, mas nunca se esqueçam de beber e fumar e dirigir perigosamente!”

Casou-te certo arrepio no que descrevi? Se lhe causou então já é um bom começo!

Pois é isto que prega a “maldita” mídia! “Que se danem os maus efeitos! O Governo tem dinheiro! Nós queremos o nosso...”. Bem, ah! Parece que é assim que enxergamos verdadeiramente as coisas.

Falo, agora o que a TV mostra durante estes horrorosos dias depois da tragédia em Santa Maria (RS), os “cabras” querem saber se colocariam vidas em riscos? Nada... Nada! Eles queriam o “venha a nós o divertimento”, no final das contas, nem para aparar uma lágrima teimosa do rosto de pelo menos um pai, não serviria, certamente iria levar uma bem dada no meio da “cara”.

Pois é, meus queridos... É assim que funcionam as coisas neste País, marcado com a falta de vergonha na cara de quem pede seu voto para ir para o Poder e depois... Você já sabe!

Moral da história: Ficamos sem educação e sem educação fica um País sem memória. Quer a prova? O retorno à Presidência ao Senado Brasileiro de quem não era mesmo para ter voltado. É a TV mostrando! Para um bom leitor, meia palavra basta.

Abraço a todos!

(Márcio Silva)

Simplesmente Márcio
Enviado por Simplesmente Márcio em 03/02/2013
Reeditado em 03/02/2013
Código do texto: T4120818
Classificação de conteúdo: seguro