Resumo do artigo: A Política de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras

Carlos Ignácio Pinto é bacharel em História e professor do Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo. Ignácio escreveu o artigo “A Política de Cotas nas Universidades Publicas Brasileiras” no qual defende a real necessidade da implantação dessa política no Brasil e rebate as críticas comumente usadas por seus opositores.

De acordo com o professor, o silêncio da sociedade brasileira no combate ao preconceito racial é a principal causa das diferenças sociais e raciais presentes no país. É por isso que são poucos os que defendem a ideia de um sistema que reserva vagas nas universidades para negros e pobres, estes que desde os primórdios de nossa história são submetidos, em sua maioria, à marginalização devido à falta de oportunidades.

No mesmo artigo, Ignácio Pinto discorre sobre duas opiniões comuns que são geralmente usadas por quem se apresenta contrário a tal sistema. A primeira diz respeito à má qualidade do ensino básico no Brasil que dificulta a entrada de estudantes oriundos de escolas públicas na Universidade e a segunda, que somente o investimento financeiro do aluno e sua dedicação aos estudos resultariam em seu sucesso.

Para Ignácio, há anos que se espera uma melhoria na qualidade de nosso sistema educacional e enquanto isso o preconceito e a discriminação aos negros aumentam ano após ano, resultando na baixa média de entrada desse grupo étnico nas universidades públicas. A respeito do segundo argumento o autor afirma “(...) existem mais pessoas miseráveis negras do que brancas” , no entanto muitos dos estudantes que frequentam o NCN ( Núcleo de consciência negra) possuem um baixo poder aquisitivo e mesmo assim, ao passo que estudam eles trabalham para sustentar suas famílias, ou seja, eles se dedicam e apesar disso não conseguem adentrar no ensino superior.

O autor finaliza suas ideias reafirmando a sua posição favorável a política de cotas e diz que essas discussões sobre o tema resultarão nas respostas que nossa sociedade precisa para muitas das perguntas que circundam o Brasil “democrático” e “ antirracista”.

Veja artigo 'A política de Cotas nas Universidades Publicas Brasileiras' de Carlos Ignácio Pinto no site http://www.klepsidra.net/klepsidra16/cotas.htm