Violência X Homem Sedentário

Violência x Homem Sedentário

A Violência é todo tipo de agressão seja ela física ou verbal. Está cada vez mais presente nos dias atuais. Segundo alguns historiadores, a violência surge com a criação da agricultura, na Revolução Agrícola, quando o homem passa de nômade para sedentário, fixando em determinados lugares, dominando terras, convivendo em grupos durante longo período de tempo e isso gerou conflitos.

Nos deparamos comumente com situações de violência: roubos, assassinatos, estupros, abusos sexuais, tortura entre outros; praticados por diversos tipos de pessoas. Essas pessoas que cometem violência muitas das vezes têm problemas: familiares, sociais, econômicos, psicológicos e etc. Muitos não têm família, não têm onde morar, usam droga, que hoje em dia é o principal motivo de violência, são excluídos da sociedade por serem pobres, negros, analfabetos e estes passam a praticar a violência. Mas, isso não é um meio útil para resolução dos problemas e, sim um meio retrógrado e bárbaro.

Outro aspecto importante é o local, por exemplo, os países subdesenvolvidos a violência acometa mais a população do que nos países desenvolvidos, mas isso não quer dizer que nos países desenvolvidos não têm violência, mas que têm em menor proporção.

A solução desses problemas citados não está só relacionada à criação de cadeias e mais cadeias e aumento na demanda de policiais. É preciso investir em reeducar os indivíduos que cometem e sofrem com a violência; aumentar a inclusão destes em programas sociais; melhorar o nível da educação; oferecer melhores condições de vida em: saúde, educação, habitação, lazer, emprego e em outros serviços.

Para ter uma sociedade livre da violência se faz necessário à contribuição de todos que a habitam, cada um fazendo a sua parte sem prejudicar o próximo, só assim teremos um mundo melhor para viver com justiça e ética.

Fernanda Fauber
Enviado por Fernanda Fauber em 02/04/2013
Reeditado em 15/12/2014
Código do texto: T4220468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.