Toda organização é como um corpo

Bem como o corpo humano possui suas partes e membros importantes para sua funcionalidade perfeita, como: cabeça, tronco, membros superiores e inferiores.

Assim também é uma organização, com seus setores e funções, cada um com sua atividade contribui para que a empresa possua uma boa saúde organizacional.

Muitos profissionais ainda não conseguiram assimilar esta semelhança e nem conseguiram entender a importância de todos os setores estarem em perfeita harmonia e organização.

O que poderá causar um desequilíbrio mais cedo ou mais tarde dentro da organização. Por este motivo se faz necessário que o "cabeça" da empresa, setor ou equipe, conduza a mesma a mentalidade de que é extremamente importante cuidar de todas as partes do corpo.

Esse cuidado também deve envolver preparo específico para que cada um possa desempenhar suas atividades utilizando suas habilidades e competências, afim de somar resultados ainda mais significativos.

A caso alguém de vocês já viram um corpo humano andando por aí sem a cabeça? Acredito que não.

Da mesma forma que não há possibilidade de uma organização funcionar sem um líder.

Entretanto quando a cabeça não vai muito bem, será possível que outras partes do corpo sejam afetados.

Em meio a este entendimento, não consigo compreender como alguns líderes insistem em tentar enfraquecer outras partes da empresa. Não sabendo este que sua ação será refletida direta ou indiretamente sobre sua equipe ou setor.

Uma organização que possui um bom planejamento das atividades a serem desenvolvidas por seus profissionais, não somando mais a uns do que aos outros, "se é que me entendem", terá sem dúvidas uma probabilidade muito maior de viver com boa saúde organizacional, resultando em tarefas bem feitas, membros motivados e produtivos, elevando assim todos a um nível de satisfação com o trabalho muito acima do esperado.

Sobretudo as empresas que optarem pelo inverso sofrerá as consequências a médio ou a longo prazo, por não entender a importância do equilíbrio das funções.

Alê Simplesmente Alê
Enviado por Alê Simplesmente Alê em 08/04/2013
Reeditado em 12/09/2013
Código do texto: T4229929
Classificação de conteúdo: seguro