Corrupção

Corrupção é a quebra de uma determinada conduta, é o comportamento comum dentro da honestidade segundo as leis. Quem passa as violar essas regras para tirar vantagem própria. Conhecemos melhor esse termo em nosso cotidiano principalmente no mundo político, onde governantes aproveitam-se das vantagens de um cargo eletivo para tirar proveito financeiro e pessoal utilizando se da confiança dos eleitores.

Em nossa história tivemos algo inusitado a respeito da corrupção, com a revolta popular na era Collor o presidente tomou atitudes arbitrárias para tentar frear a inflação, confiscando o dinheiro da poupança de milhões de brasileiros, bem como comprovadamente desviou milhões em verbas públicas para benefício próprio que acabou causando uma grande revolta popular, conhecida como movimento dos caras-pintadas onde vários estudantes do país inteiro fizeram uma grande marcha a Brasília. A multidão invadiu a esplanada dos ministérios, estudantes com a cara pintada nas cores da bandeira reivindicaram e conseguiram exonerar o presidente da república. O movimento ficou conhecido como “Impeachment”, que entrou para história do nosso país. Outros políticos que também desviaram verbas públicas, e diversos outros casos tornaram-se público; o mais recente deles no governo lula conhecido como “mensalão”. Parlamentares recebiam mesadas para aprovarem projetos de algum interesse específico, e um dos beneficiados resolveu delatar e tornar público que chegou ao conhecimento de toda a nação incluindo nomes de parlamentares envolvidos foi aberto uma Comissão Parlamentar de inquérito para apurar os fatos e apontar os responsáveis. Após conseguirem comprovar os fatos o caso foi encaminhado ao supremo tribunal federal. A população acreditava que tudo terminaria impune e que todos os acusados seriam absorvidos e o crime simplesmente terminaria em impunidade. Surgiu então o ministro Joaquim Barbosa, primeiro ministro negro da mais alta corte brasileira, homem humilde que conquistou seu espaço com muito trabalho, oriundo de uma família pobre do interior de minas gerais. Com garra, coragem e determinação a corte condenou todos os réus do esquema de corrupção demonstrando que na realidade muitas mudanças vêm acontecendo em nosso país.

No entanto a corrupção é fruto de algo que vem do berço familiar e da boa educação, pois não podemos reclamar de políticos corruptos se infringirmos a lei e não dar o bom exemplo cada um de nós. A honestidade está baseada nos bons princípios de justiça dentro de cada um de nós.Se acharmos que somos mais espertos por tirar proveito de outra pessoa, estamos simplesmente encarando o fato de quem quer que seja assumir o poder tem que possuir algo maior e um passado limpo para que possa oferecer bons recursos e melhorar a vida das pessoas. O político precisa cumprir o real papel que é administrar bem as verbas públicas para que todos sejam beneficiados com a boa administração governamental. Portanto a honestidade precisa ficar clara principalmente de pessoas que estarão gerindo recursos de cidades estados ou até mesmo o país.

Gessé Cotrim
Enviado por Gessé Cotrim em 23/04/2013
Código do texto: T4254661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.