”PÉROLAS NEGRAS”- LÁ E CÁ COM SEUS PROBLEMAS...
Todo mundo já percebe que o século XXI,  nas primeiras décadas, está mudando  ,aceleradamente, um processo sem retrocesso e, ao que se vê, para melhor, muito embora  a sociedade global está entravada numa crise de conseqüências financeiras e econômicas aparentemente funestas e sombrias...Lembra a crise de 1929 e a recente de 2008.O mundo todo está preocupado,com a crise do mundo em vários segmentos.Hoje, é a conseqüência da globalização iniciada no século passado, com a queda do Muro de Berlim,descerrando o perigo do regime comunista soviético e o fim da chamada “Guerra Fria”. O mundo conforme se previa virou  mesmo uma “aldeia global”.A geopolítica mundial  mudou de forma espantosa e hoje ainda vemos uma China comunista,porém mais capitalista e um regime cubano abrindo suas fronteiras para quem quer sair do país...  Agora,sem os problemas que levaram Fidel Castro no início de sua revolução contra Fulgêncio Baptista,que,por sinal fazia de Cuba um prostíbulo-bordel- para divertir os norte-americanos.Cuba era um quintal cercado de águas por todos os lados,para uma farra... Isto Fidel  acabou, encerrou  essa esculhambação,  com toda razão.A ilha,embora embargada até hoje, e sem a ajuda da União Soviética, sobrevive na pobreza, mas dá um banho aos demais países,chamados emergentes, em assistência e desenvolvimento médico social, sem falar que lá não há mais nenhum analfabeto,ou criança sem escola.Jornalista não tem emprego em Cuba, a imprensa é só a oficial...e olhe lá.Isto é lamentável.Um dia muda.Os regimes fortes sempre implicam com os comunicadores sociais,pensadores,escritores,jornalistas,além dos que discordam de alguma coisa... a gente incomoda muita gente.
Mas o tema mais impressionante que se observa é a formidável e a fundamental mudança dos EUA  reelegendo um presidente negro no segundo mandato,parece gente como a gente, e que reverteu,em parte, a política norte-americana de intervencionismo e participação de guerras desnecessárias e absurdas de seu antecessor George Busch,mas ainda “por baixo do pano”,lamentavelmente, ainda incentiva os “drones”(aviõezinhos,não tripulados que matam inocentes,crianças e civis no mundo e até compatriotas...).   Achava o velho governo Busch que Saddam Hussein portava nos seus porões armas mortíferas tanto químicas como nucleares e além, foi até o Afeganistão- onde,antes, os russos levaram uma surra e agora,Barack Obama, aos poucos, vai retirando,silenciosamente, as tropas de forma  a não mais parecer uma nação de hegemonia militar, claramente- “policial do mundo”.O vicio do cachimbo continua o mesmo...Agora,enfrenta graves problemas internos,que a “inteligenztia”-prevencionista-intervencionista falhou.Caso de Boston,recente.Mas o terrorismo é mesmo “quase” impossível de se controlar.O País do Norte está saindo de uma crise de ausência de reservas e dinheiro,com guerras minimamente idiotas,contra radicais do Oriente Médio.O interesse inicial de Busch era na verdade o domínio do petróleo no Iraque.Deu no que deu.Esses radicais islâmicos são mesmo uma pedra no caminho do norte-americano,do ocidente e da própria humanidade. Fanatismo religioso é mesmo atraso! O presidente norte-americano é doutorado em Direito Constitucional(isto é bom),não é um Busch. Até agora tem o apoio da maioria do povo americano e a simpatia do mundo. Lembra  Martin Luther King quanto aos direitos dos negros e dos  pobres,batendo de frente com radicais republicanos que não querem pagar mais impostos e manter alguns privilégios históricos. Os republicanos são em sua maioria ricos e poderosos, para não dizer também preconceituosos contra os negros e latinos...Isso não é novidade...Tem Obama,por outro lado, o problema da prisão de Guantánamo,em Cuba...dada de “mão beijada”,pelos vassalos do capitalismo antropofágico norte-americano,tempos atrás...Herança maldita! Este Obama é a pérola negra do Norte, fez uma promessa e até agora não cumpriu. O País que se auto-titula da liberdade e de direitos humanos.Terá ainda grandes problemas à frente, porque apesar de ainda estar no segundo mandato, tem consigo uma herança mal explicada de seus antecessores,que moravam na Casa Branca...resolver o “abacaxi” de Guantánamo,onde centenas de presos estão encarcerados,sem denuncia,sem processo,sem identidade e pior em “greve de fome”.A violação de direitos só mudou de endereço,pelo jeito...Essa prisão é igual a passividade da guerra intestina dentro da Síria. Todo mundo em cima do muro.
Por outro:
Agora, temos no Brasil uma segunda pérola negra: Joaquim Barbosa, ministro presidente do STF, de origem humilde, erudito,inflexível,controvertido, ex-procurador federal, elevado ao ápice do Poder Judiciário nacional pelo quinto constitucional.Fala claro e direto.Chega às vezes a surpreender,com certos assuntos.  Pontificou-se um verdadeiro guerreiro e resistente- um “maquis”  brasileiro.  Virou símbolo da higiene e purificação nacional,na atividade pública pela sua postura de independência,competência , capacidade e dignidade de enfrentar os  poderosos que pululavam nos altos gabinetes do Planalto, vivendo no sub-mundo do chamado mensalão.Deu até popularidade e simpatia ao Judiciário que,atualmente, não anda bem das pernas... Um mar de lama,foi levantado na política,ao vivo e a cores... A Nação conheceu com clareza a malvadeza dos políticos e parlamentares,velhos  e mascarados dentro da esperteza da “Lei de Gerson”.Mas Joaquim Barbosa, didaticamente, acabou com a chamada mamata,graças a denúncia de um dos filiados do esquema dessa “política”,para falar mais sutilmente...e deu no que deu...condenação coletiva provisória.Cadeia?Isto após o trânsito em julgado do Acórdão no Supremo,depois dos chamados embargos...  Será que vai dar cadeia? Quem viver verá!! A nação aguarda o final disso tudo,com atenção...
Duas pérolas negras que se pontificam e nos orgulham,uma no Norte outra no Sul,do hemisfério.                  
             EM TEMPO:Abaixo, pois, qualquer preconceito!!Assim, quando se recebe sangue num hospital, em emergência,à beira da morte, haveria ainda alguém preconceituoso  a perguntar: “este sangue é de branco ou de negro??”(sic)?. O paciente tem que dar  é graças a Deus.Não há diferença nenhuma.O preconceito deveria ser escrito em português assim:  pré- conceito.Duas pérolas originárias da África e da nefasta escravidão e hoje, comandam poderes imensos.Alguma coisa está mudando e, para melhor.