Redução da maioridade penal: a lei contra a criminalidade

O Brasil, há bastante tempo, tem sido apontado como o país da injustiça social, em razão da maioridade penal nele estabelecida. Com dezoito anos, o indivíduo deve responder por ele mesmo em diversos assuntos, inclusive quando trata-se de criminalidade. Já os menores de dezoito anos não carregam tal responsabilidade; no entanto, podem votar opcionalmente. Com isso, nota-se a insensatez da lei e a necessidade da diminuição da maioridade penal.

Sabe-se que o indivíduo que possui dezesseis anos é considerado inimputável, e por isso, caso cometa algum crime, o preço que tem a pagar é prestar serviços socioeducativos. Em decorrência disso, a criminalidade, hoje em dia já elevada, ganha a tendência de piorar ainda mais. Portanto, cabe dizer que a lei precisa ser mais rígida em prol de uma maior segurança para todos.

Para levar segurança às pessoas, é sensata e necessária a garantia de que mesmo os indivíduos com esta idade vão presos. Com tal imposição, o número de crimes cairia e as pessoas poderiam, por exemplo, ir ao banco e passear com mais tranquilidade e menos insegurança. Resumindo, a sociedade encontraria-se mais segura e livre.

Enfim, a redução da maioridade penal para dezesseis anos é uma decisão sensata que precisa ser estabelecida, pois assim, consequentemente, o mesmo menor considerado capaz de votar, com seu senso de responsabilidade obrigatoriamente responderia por seus crimes. Dessa forma, o Brasil seria um país menos violento e mais harmonioso e seguro, caminhando para o alcance da ordem e progresso, destacados em sua bandeira.