A ética, a moral e a eutanásia (requer conhecimento prévio sobre a eutanásia)

Hoje em dia, há várias questões polêmicas que abrem espaço para discutirmos sobre a ética e a moral. A eutanásia, prática que consiste em apressar a vida de um paciente em estado terminal, é um desses assuntos, que liga-se a tais termos. No entanto, ética e moral são termos que, nesse contexto, são mal empregados.

Do ponto de vista da Filosofia, a etica é uma ciência que estuda os valores e os princípios morais de um indivíduo e da sociedade, e a moral, um conjunto de costumes e juízos de valores de um indivíduo e da sociedade.

A eutanásia é proibida no Brasil e na maioria dos países, mas há alguns países que a permitem; Bélgica e Holanda são alguns exemplos. Assim, torna claro dizer que a eutanásia diz respeito aos valores e à tolerância de cada país, em outras palavras, é permitida conforme a moral de cada país.

Sabendo disso, pode-se afirmar, portanto, que a eutanásia não deve ser entendida como uma prática totalmente imoral, mesmo que seja proibida em todo o território brasileiro. Se assim fosse, seria ilegal em todos os países. Portanto, ao falar em eutanásia e afirmar algo do tipo “é uma prática imoral” ou “não há moral envolvida na prática” deve-se tomar cuidado e deixar entendido que tal consideração é válida apenas para os países que não a adotam.

Falando-se em ética, que diz respeito à analise e ao questionamento da conduta humana, cabe mencionar, porém, que o fato de a eutanásia ser aceita em alguns países não significa que neles seja praticada de forma ética. Ou seja, apesar de e eutanásia ser moral em alguns país deve-se levar em conta a chance de a mesma ocorrer de forma antiética nos mesmos, desrespeitando-se os valores humanos. Assim, casos de eutanásia que desrespeitem os princípios e valores humanos, como por exemplo casos de médicos que, por conta própria, põem fim à vida de seu paciente para dar vaga a outra pessoa e esvaziar a UTI são, claramente, antiéticos, tendo em vista o desrespeito à vida e, consequentemente, aos valores humanos.

Resumindo, os termos ética e moral, no contexto da eutanásia, precisam ser empregados com cuidado e conhecimento, visto que essa prática não é, de forma generalizada, imoral, e que sua ética deve ser compreendida tolerando-se o respeito que, em um determinado caso, imponha aos valores humanos. Portanto, também, nem sempre a moral está junto da ética nesse assunto.