Imigração, eis a questão

A chegada de pessoas de diversos países em território brasileiro levanta importantes questões. O movimento imigratório presenciado hoje, no século XXI, gera impactos sociais e econômicos ao Brasil. Com isso, cabe discutir sobre tais impactos, pontuando quando são benéficos ou desvantajosos.

Com a chegada de estrangeiros aqui, lugar a eles desconhecido, dá-se chance para assimilarem uma nova cultura, através da música, vestimenta, alimentação brasileira e outros aspectos. Com o aumento populacional decorrente de tal vinda, também pode-se afirmar que, consequentemente, há melhora econômica, afinal havendo mais pessoas nos país maior será seu rendimento no comércio. Portanto, o movimento imigratório dito favorece a globalização brasileira e confere, ao país, vantagem econômica.

Em contrapartida, ainda devido ao aumento populacional, as chances de ocorrerem crimes tornam-se ainda maiores e a procura por emprego também cresce. Com isso, torna-se importante ressaltar a necessidade de se investir mais em segurança pública, educação e oportunidades de emprego para que a criminalidade e o desemprego não aumentem e sejam combatidos.

Enfim, tal movimento imigratório é evidentemente vantajoso ao Brasil, mas aumenta a necessidade de se investir em certos setores para combaterem-se problemas que impulsiona, que podem sobressair-se às vantagens vistas, caso não haja tal preocupação.