A banalização dos crimes hediondos

A redução da maioridade penal tem sido tema de discursos, muitas vezes inflamados, no Brasil. A televisão e outros meios midiáticos mostram quase diariamente crimes hediondos cometidos por menores de idade e a sensação que fica é a da impunidade. As pessoas se sentem ameaçadas tanto pelos menores infratores quanto pela lei ultrapassada do país.

Não há dúvida que a revolta se faz presente quando aparece na televisão um rosto deformado pela censura, onde um menor que acabou de ser preso por um crime horrível o confessa sorrindo e dizendo que de nada se arrepende e de que não estamos nos Estados Unidos, mas sim no Brasil. Pior, ainda, diz que quando sair voltará a cometer os mesmos crimes, certo da impunidade que impera em nosso país.

O Código Penal Brasileiro data de 1940, ou seja, tem mais de 70 anos de idade. As leis de um país deveriam seguir a história da evolução da sociedade. Vivemos numa era de tecnologia avançada e as informações estão em qualquer lugar, qualquer pessoa tem acesso a elas, inclusive os jovens brasileiros, por isso os defensores dos direitos humanos não podem alegar ignorância por parte dos adolescentes ou colocar a culpa na pobreza para os crimes cometidos, pois o jovem não está roubando para matar a sua fome, está roubando e matando por motivos fúteis. Ele quer ter aquele celular de última geração, o carro importado dos “playboys”, ter status em sua sociedade e para isso, quanto mais cruel for seu crime, mais “respeitado” ele será no mundo da criminalidade.

Vale ressaltar que até bem pouco tempo atrás os jovens infratores saiam por aí roubando “tênis de marca” ou o salário de um pobre trabalhador que ficava no prejuízo. Hoje, os jovens, além de roubar, barbarizam. Matam sem motivos e muitas vezes com requintes de crueldades, como foi o caso da dentista Cintia Moutinho, queimada viva, além de muitos outros que por hora não serão citados.

Não estamos defendendo o “olho por olho, dente por dente”, mas uma reação imediata por parte da sociedade, pois é essa sociedade que elege seus representantes no poder. A população deveria aproveitar o impacto que a mídia está dando ao caso da mudança na lei quanto à redução da maioridade penal e exigir de seus governantes uma punição mais severa a todos que cometem crimes hediondos, seja ele menor de idade ou não. Um plebiscito seria ideal para esse momento.