UMA QUARTA -FEIRA

Dizem que a arte pode ser definida como sendo a representação de uma coisa bela, todavia, acredito que a arte é simplesmente a bela representação de alguma coisa, bem como também acredito que alguns artistas costumam pintar com palavras, que se eternizam na tela viva de nossa memória.

Conta uma lenda chinesa que tão grande foi a devoção de um pintor à arte que, após terminar de pintar um quadro mergulhou nele e dissolveu-se. Semelhante a esse artista, também mergulho e dissolvo-me num belo quadro que eu mesmo pintei na tela viva de minhas mais sublimes recordações para pendurar sem dor na parede da minha memória. Um belo quadro, pintado de todas as cores que representam paixões, sonhos, lutas, vitórias e todos os outros sentimentos e qualidades que dão sentido à vida de um educador.

A paisagem é de um céu estrelado; ruas arborizadas; alamedas; calor de verão; ambiente interiorano e toda a serenidade poética de uma noite de quarta-feira, um curto espaço de tempo entre o pôr-do-sol e o amanhecer do dia vinte e oito de janeiro do ano dois mil e quatro na cidade baiana, Irecê.

Mas afinal, o que pode existir de tão especial numa noite de quarta-feira? Talvez uma saudade sem razão, alguém poderá pensar. Antes que se possa imaginar, pretendo esclarecer aqui o tamanho da emoção que senti diante do meu primeiro dia de aula no curso de Pedagogia do Programa de Formação Continuada de Professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia na cidade de Irecê. Eu, simplesmente, queria ter o dom da palavra para descrever com precisão como aquela noite foi especial.

Enquanto me preparava para aquela aula inaugural, que prometia surpresas e desafios; além de ser, na minha concepção, o único elemento capaz de alterar a monotonia daquela singela noite de quarta-feira; eu pensava de maneira desordenada em todos os acontecimentos que precederam esse fato histórico e marcante.

Lembranças conexas e desconexas voltavam a minha memória. Pensei na viagem de férias a Porto Seguro e nos prazeres que desfrutei por lá: hotel confortável, belas praias, novas amizades, passeios noturnos e turísticos. Pensava em como ficara ansiosa durante aquela viagem de férias, porque estava ansiosa pelo início das aulas e naquele momento procurava manter-me calma para segurar a curiosidade que me invadia e que só costumamos sentir quando estamos prestes a desvendar um segredo.

Como professora, sabia que iria conhecer momentos, histórias e educadores que ficariam na minha memória para sempre. Porém, minha consciência maior era das referências que certamente iriam ajudar-me a construir o meu existencial como pedagoga, a partir de então. Portanto, decidi registrar minhas primeiras memórias do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFBA/Irecê, destacando inicialmente meu próprio deslumbramento sobre este curso, como um reflexo de realização e felicidade.

Foi assim que tudo aconteceu para mim. Agora sei que o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFBA/Irecê foi o trabalho mais voltado para a formação, que eu já tive em minha profissão, porque direciona o professor a uma constante reflexão da prática em sala de aula, bem como o estudo de outras práticas relacionadas à educação. Abrange toda uma política, voltada para a qualidade do ensino, pois o mesmo me proporcionou o contato com diversas atividades, incluindo o projeto - atividade em exercício, que me possibilitou a análise do sucesso ou insucesso escolar, além de estudos que ajudam o professor a compreende a relevância de seu papel no processo de aprendizagem dos alunos (as).

Outro aspecto importante deste modelo de formação centrado no direito de ensinar e aprender foi a oportunidade de refletir sobre as concepções de educação, escola, alunos (as) e ensino-aprendizagem, que passei a obter em minha prática docente.

Mediante a reflexão sobre a ação que o programa me proporcionou, passei a entender que o educador de hoje precisa descobrir novos caminhos. Caminhos que se cruzam...Caminhos planos...Suaves... Tortuosos... Infinitos...Mágicos... Caminhos que se perdem de vista... O professor de hoje necessita aprender o “novo”.

Em relação a mim, aprendi a pensar que a tarefa mais importante realizado pela escola é ensinar o aluno a ler e a escrever; aprendi a pensar que para ser feliz de verdade é necessário encarar a realidade; aprendi a pensar que tenho alma de poeta.

Jayasmim
Enviado por Jayasmim em 23/06/2013
Reeditado em 20/12/2022
Código do texto: T4355029
Classificação de conteúdo: seguro