HOMENS SÃO MAIS CARENTES QUE AS MULHERES

Sei que é estupidez generalizar qualquer coisa. Por isso as observações que faço tem base quase que totalmente empírica. Os homens são, em geral, muito mais carentes que as mulheres. Não sei se é por causa do pênis, esta peça corporal que tanto nos impulsiona e nos faz sofrer intensamente quando somos mal-sucedidos. Ou se faz parte da estrutura cerebral masculina, moldada pela evolução, esta busca incessante por uma fêmea.

Certo. Sabemos que existem mulheres tristes e desesperadas, mas as vejo em número bem menor e, geralmente está associada a alguma patologia mental. No lado masculino isto é natural. Quando Sylvia Plath se matou, presumidamente por amor, isto certamente estava associada à tendência que ela tinha à depressão. E talvez tivesse sido que afastou Ted Hughes de sua vida. Aturar mulher depressiva não é fácil.

Mas percebo que as mulheres que terminam seus relacionamentos não têm tanta pressa asim em arranjar outro companheiro. Os homens, não. Na maioria das vezes, quando se separam, já tem outra na parada. Conheço dois velhos recém viúvos que estão mais assanhados que aquele personagem de “Morte em Veneza” que enlouquece de paixão. Estão tratando da pele, comprando roupa nova de garotão e frequentando bailes onde paqueram meninas novas.

A minha tia ficou viúva há vinte anos e nunca mais arrumou ninguém. Posso afirmar categoricamente; eu a conheço muito bem. A dona de um mercadinho ao lado de minha casa teve a decepção de ver o marido fugir com uma das empregadas do negócio há uns cinco anos. Nada de arrumar amantes. Bem posso dar dezenas de casos semelhantes.

Talvez o fato de serem, em geral, mais apegadas aos filhos, as mulheres não experimentem o sentimento de solidão tão presente nos homens. As mulheres nunca estão sozinhas. Sempre estão rodeadas de pessoas. Quando mais jovens ou bonitas sempre há homens as cortejando. Mais tarde vêm os filhos. E o homem, neste processo, é sempre relegado a segundo plano, como uma coisa que existe sem qualquer sentido.

É claro que existem exceções, como uma amiga minha que se casou cinco vezes. Mas ela não vale, pois é chefe de um órgão público e só se casa com pés rapados. Então os caras cozinham, lavam pratos, roupas, arrumam a casa e se cuidam pra servirem de objetos sexuais da coroa. Contudo o caso dela é raríssimo. Detalhe: talvez por problemas físicos, nunca teve filhos. Experimentem ver quantas mulheres separadas optaram por um novo casamento, especialmente quando a mulher é bem-sucedida financeiramente.

E o engraçado disto tudo é que muitos homens reclamam do casamento dizendo que se um dia se separarem, nunca mais casarão de novo. Conversa fiada. Dormir em uma cama vazia é muito triste. Ao menos para os homens heterossexuais. E logo estão levando alguma sirigaita nova para os seus aposentos. E devo dizer: eu mesmo sei disso. Quando minha consorte viaja, minha vida vira um caos. Ainda bem, como diz Manuel Bandeira, que existe o álcool para estes casos.