Twitter: não necessariamente vilão

O Twitter, criado em 2006, é uma rede social de expressivo sucesso com os internautas. Mas apesar disso, não é perfeito, mostrando-se, simultaneamente, vantajoso e potencialmente desvantajoso aos seus usuários. É importante refletir sobre tais pontos e evitar inconvenientes oriundos de seu uso.

Através do Twitter, é possível realizar inúmeros eventos: divulgar vendas, serviços e habilidades através da divulgação de sites de trabalho e/ou imagens de produtos, quaisquer sejam eles, da divulgação de desenhos, textos, talento musical e habilidades motoras etc. Assim, fica claro que essa rede social propicia inúmeras vantagens às pessoas, podendo beneficiá-las economicamente, dar-lhes reconhecimento e ocasionar sua popularidade de forma positiva.

Contudo, apesar das vantagens que oferece, o Twitter pode ser altamente prejudicial ao usuário. Como o site limita a quantidade de caracteres a serem digitados nas publicações, acaba sendo forçado o uso constante do internetês e das abreviações. Com isso, gera-se um importante problema: as pessoas acabam ficando propensas a utilizar tal linguagem em outras situações, como, por exemplo, na redação de uma carta e na elaboração e/ou preenchimento de documentos importantes, no contexto social e profissional. Nesse sentido, entende-se que o Twitter pode influenciar no rendimento linguístico e intelectual da pessoa e, até mesmo, prejudicá-la profissionalmente.

Concluindo, tal rede social é notavelmente vantajosa, mas pode influenciar seus usuários negativamente, prejudicando-os intelectualmente e em seu emprego. Contudo, há como não se prejudicar, com o esforço de não aplicar as abreviações e o internetês usados no Twitter em situações inconvenientes e inespecíficas.

Thaiz Matos
Enviado por Thaiz Matos em 02/07/2013
Reeditado em 02/07/2013
Código do texto: T4369234
Classificação de conteúdo: seguro