As Curtidas do Facebook

Curtir, verbo transitivo direto com diversas conotações. E assim posso afirmar várias proposições como abaixo.

O vaqueiro usa apetrechos de couro curtido para enfrentar os desgastes de seu ofício e poder exercê-lo.

Ou posso dizer quando cansado:

-Estou curtido!

Ou ainda, quando algo me satisfaz, uso a gíria em minha oralidade: “Curto isto de montão”.

É deste modo, então, que as palavras vão ganhando significados e importância de acordo com a ênfase de quem fala, com quem se fala e a época em que são faladas. Não só o curtir, claro.

Nestes tempos em que as redes sociais vêm determinando novos comportamentos e maneiras de se comunicar ganhou destaque o “curtir” do facebook.

Os amigos da dimensão virtual – alguns deles, no espaço real, mal conhecidos ou que nem se conhecem pessoalmente – curtem aquilo que se posta. Postar?! Aquilo que se compartilha. Compartilhar?!

Sim. São outras palavras que assumem na internet novos sentidos. Posta-se imagens e textos (quase sempre curtos) e compartilha-se ideias.

Se eu gosto da mensagem, eu curto clicando nesta opção. Mas se eu curtir de verdade, com profundidade aquilo que, além de ter clicado e curtido, eu compartilho em minha linha de tempo. Linha do tempo? Sim, algo que além da cronologia, naquele espaço da “net” ganha dimensão própria. Ou seja, aquilo fica ali para meus amigos e amigos de meus amigos apreciarem, ou melhor, curtirem e compartilharem. Curtição total – você se lembra desta expressão?

E você curtiu meu texto? Então, deixe seu comentário e compartilhe no facebook. Vamos nos comunicando neste espaço fantástico e nos conhecendo. É assim que a humanidade vai se construindo e formando também um mundo novo.

Afinal, muito se faz através do “curtir” do facebook – haja vista os Movimentos de Junho.

Curtiu?

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 03/08/2013.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 03/08/2013
Reeditado em 13/08/2013
Código do texto: T4417650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.