Desenho do Google / fotos-imagens.net


 
EM BREVE, LIVRO NA PRAÇA

            Dou ciência aos confrades do Recanto das Letras, amigos intra e extra site, a todos, enfim, que em muito breve, o mais tardar em setembro, teremos na praça mais um livrinho da área de linguagem, linguística e de expressões populares (idiomáticas).

        Após o êxito da publicação do DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES POPULARES DA LÍNGUA PORTUGUESA, senão ao grande público ledor afeito às "paneladas" culturais ianques, do tipo "ai se eu te pego", mas êxito junto à mídia, o nosso segundo trabalho, que virá a lume, intitula-se BICHOS INTROMETIDOS NA BOCA DO POVO, cujo subtítulo é "Termos, Expressões e Ditos Populares", envolvendo exclusivamente bichos, os animais, seres vivos e irracionais.

      Será a única obra, em breve, no mercado livreiro, sobre tal interessante assunto. Outro livro similar, quanto à temática abordada, publicado faz muitos anos e, ao que nos consta, com edição totalmente esgotada, é OS BICHOS NA FALA DA GENTE, autoria do poeta pernambucano Mauro Motta.

     Para que tenham noção do cerne do livro, sob a forma de glossário, contendo cerca de trezentos e tantos animais, entre miudíssimos e paquidermes, aqui, infra, vou colocar a sinopse do volume (TRAVASSOS EDITORA, RJ, 2013).

  
    "Este livro é um corpus linguístico, composto exclusivamente de termos, expressões e ditos populares, a envolver saliente bicharada, os animais. Aqui figuram inúmeros seres vivos, lá desde os muito ínfimos, em presença física, até àqueles bem grandões, de elevado porte, os paquidermes. Vem a ser uma pesquisa, destinada a todos, que passeia na seara idiomática e pretende realçar-se em uma contribuição, a única na praça livreira, hoje, à fascinante terminologia dos irracionais. No acervo, em verbetes, por meio de rigorosa ordem alfabética, ao longo das seções dos animais, desfilam trezentos e mais bichos, os quais, com insistência, se intrometem na linguagem dos humanos, donde o título da obra – BICHOS INTROMETIDOS. E mais: NA BOCA DO POVO*."

      Abraço em todos, bons tempos e muitas felicidades.
 
Fort., 08/08/2013.
- - - - - -
(*) Não consegui pôr aqui a capa, em PDF, mas ficou joia.
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 08/08/2013
Reeditado em 22/10/2013
Código do texto: T4424883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.