Possíveis temas para Redação ENEM 2013.

1) A imputabilidade penal aos 16 anos de idade.

a) A redução da idade para responder por crimes a partir dos dezesseis anos de idade.

b) Causas. O aumento da prática de infrações por adolescentes entre 16 anos e 18.

c) Causas. A ausência de educação de qualidade.

d) Causas. A má distribuição de renda.

e) Causas. Falta de políticas de humanização onde os responsáveis pela formação dos adolescentes não têm quase tempo para o diálogo e orientação, muitos adolescentes têm sua formação nos games e "bate-papo" no facebook, baladas etc.

a) Consequências. Aumento da violência doméstica.

b) consequências: Aumento do consumo de álcool, drogas ilícitas, bullying, violência nas ruas "baladas", práticas de infrações (furto, roubo, latrocínio, agressões físicas...).

c) consequências: A prisão aos 16 anos levará, ainda mais, à superlotação das cadeias, não serão reeducados nas condições dos presídios atuais.

d) consequências: A prisão aos 16 anos servirá de exemplo e provavelmente reduzirá a criminalidade, se já pode votar deverá, também, assumir pelos seus atos em práticas de infrações à lei, o adolescente aos 16 anos já tem plena consciência dos seus atos, a medida socioeducativa com internação de até três anos tem levado à impunidade de muitas infrações cometidas por adolescentes maiores de 16 anos... ( não é a minha opinião, mas o vestibulando deverá escrever conforme as próprias convicções dele).

Solução que não fira direitos humanos:

a) Investir em educação integral e de qualidade;

b) Políticas voltadas à educação doméstica incentivando aos responsáveis pelos adolescentes a terem mais diálogos, melhorar a autoestima dos adolescentes;

c) Praticar uma educação para humanizar a nova geração para ser mais solidária e respeitar ao próximo, esperar e amadurecer para a vida adulta sem pular etapas.

d) Não agressões físicas e psicológicas no âmbito doméstico;

e) Desestimular a prática de violência nas escolas (bullying);

f) Prevenção e tratamento para usuários de drogas e alcoolismo.

g) Outras.

Essas soluções poderão ser combinadas entre si.

2) A questão indígena e o respeito ao outro.

Quem é indígena? Indígena é quem se garante, tenha ascendência pré-colombiana e seja reconhecido pela etnia indígena a qual pertence como membro daquela comunidade ligado pelos traços culturais.

A nossa Constituição Federal nos artigos 231 e 232 (Recomendo ler), trata dos direitos e garantias dos povos indígenas no Brasil.

a) Causas: O Estado brasileiro tem sido omisso para regularizar as questões indígenas como a violência nas invasões às terras indígenas, devastação ao meio ambiente, ás vezes praticadas pelo próprio indígena sob o incentivo do não indígena para exploração da madeira, dos minérios etc, e acabando as reservas indígenas e com a cultura.

b) Consequências: Muitas comunidades indígenas estão sendo destruídas, crianças, adolescentes e idosos morrendo por abandono do governo, e da própria sociedade, uma vez que com a invasão das terras indígenas, não têm como retirarem, dignamente, o sustento tradicional. Casos críticos: Tribos dos Cinta-Larga em Rondônia e Tribos em Mato Grosso do Sul (recomendo pesquisas sobre o assunto), no entanto em todo o Brasil predomina o desrespeito aos povos indígenas.

c) Soluções: Regularização das terras indígenas, proteção para não invasão das terras; investimentos na educação das crianças e jovens indígenas; políticas voltadas para a valorização cultural indígena por meio de esportes, do ensino da língua materna; de políticas de sustentabilidade, por exemplo, investimentos na preservação das florestas e lucros com a venda de crédito de carbono (recomendo leituras sobre a venda de créditos de carbono pela comunidade indígena SURUÍ de Rondônia) ; turismo sustentável, artesanatos indígenas, medicina natural, valorização das descobertas em terras indígenas e patentes dessas descobertas com percentual de lucro aos povos indígenas; não degradação da natureza com exploração de minérios e hidrelétricas em terras indígenas.

Uma educação voltada ao respeito do outro, das diferenças culturais e da valorização do ser humano independente de qual comunidade ele pertença, uma vez que são todos pertencentes a raça humana e o desrespeito a um ser humano atinge todos nós.

Bons estudos e pesquise sobre os assuntos acima abordados. Se não for esse o Tema, garanto que você ganhará em conhecimento para a vida fazendo uma reflexão sobre esses assuntos.

Abraços,

Professora Matilde Mendes.

Matilde Mendes
Enviado por Matilde Mendes em 30/09/2013
Código do texto: T4504397
Classificação de conteúdo: seguro