Mais 5 dicas para a redação do ENEM

1- Evite repetição de palavras. Caso queira abordar um assunto já comentado anteriormente, esclareça da forma mais clara possível.

2- Traga fatos verídicos para argumento e defesa de sua tese. Isto é, você deve demonstrar qual é a sua posição (contra ou a favor) do tema proposto, mas sem se envolver diretamente na redação.

Lembrando: Nada de "eu acho", "eu penso", "eu creio" e etc., você não está escrevendo uma redação pessoal e sim DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA.

3- Não faça perguntas óbvias e desnecessárias na redação. Você deve levar o leitor à uma conclusão e não a um interrogatório. Indico que façam perguntas bem elaboradas apenas na introdução, mas elas devem ser respondidas no desenvolvimento (de preferência comprovadas com pesquisas e relatos).

4- Normalmente, na conclusão, você pode trazer uma solução para o assunto debatido. Isso faz com que os leitores tenham ideias mais claras e de possível concordância.

5- Lembre-se de alinhar o texto. Obedeça as margens. Uma redação visualmente organizada, com letra legível e com boa estrutura conta pontos.

Ingrid Hanley
Enviado por Ingrid Hanley em 10/10/2013
Código do texto: T4518817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.