LEI SECA- Proposta de Intervenção

Em 2008 criou-se uma lei, e desde então vem se intensificando o rigor com a chamada “Lei Seca”, que veio alertar para os perigos de dirigir alcoolizado. Pesquisas comprovam que a relação é direta: quanto mais álcool no sangue, maior a chance do motorista sofrer um acidente. Isso porque, como todos sabem, o álcool altera o equilíbrio, o senso de direção e prejudica até mesmo a visão.

As sociedades sempre relacionaram o álcool às festividades. Hoje, o automóvel é um intermediário entre a festa e o lar. E a primeira, obviamente, continua ligada ao álcool. Então como conciliar álcool e a volta pra casa?

Uma sugestão seria a criação de “táxis solidários”: Vans de circulação exclusivamente noturna, com contatos em pontos de táxi e mesmo de plantão em bares e restaurantes em dias de pico, seria uma alternativa ao táxi comum que muitas vezes sai caro.

Para diminuir os custos dos usuários com o transporte, os bares incentivariam a aproximação de vizinhos desconhecidos por meio de cadastro de endereços. Assim, se uma pessoa mora distante de seus colegar de bar, em vez de pagar um táxi individual, voltaria com seus novos amigos, os vizinhos desconhecidos, numa só van.

Com o preço não tão baixo quanto o ônibus, mas mais vantajoso que um táxi comum, coletivamente falando, o inovador “táxi solidário”, além de diminuir os acidentes, aproximaria as pessoas, criando laços de solidariedade e vizinhança, que por consequência diminuiriam a criminalidade, outro problema a ser resolvido…

Celina de BH
Enviado por Celina de BH em 27/10/2013
Reeditado em 28/10/2013
Código do texto: T4544728
Classificação de conteúdo: seguro