Inclusão: Um grande desafio

Um dos grandes desafios hoje no contexto da educação é a proposta educacional inclusiva, bem como a efetivação de metodologias e estratégias que atendam as necessidades especificas dos alunos, sejam eles com deficiência ou não. O professor, frente a esse cenário torna-se peça chave que pode viabilizar o sucesso ou o fracasso da quebra de barreiras na Inclusão Escolar, visto que ele será o mediador que permitirá ao aluno a sua interação com todo o ambiente escolar.

E oportuno destacar que a inclusão não é um processo que veio desmerecer o sistema educativo. Antes, porém, a inclusão talvez no futuro, contribuirá para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Nesse sentido, a proposta de uma educação inclusiva não pode ser algo edificante apenas nas intenções e documentos legais. Trata-se um processo vivo, dinâmico e muito latente nos diversos espaços das instituições educacionais.

Partindo dessa premissa é fundamental que a inclusão seja discutida e esclarecida para que haja um entendimento e compreensão, de fato o que seja uma educação inclusiva e, assim colocada em prática.

Vale ressaltar que a efetivação do processo inclusivo depende de diversos fatores, dentre eles, um trabalho conjunto, de parcerias estabelecidas entre os diversos setores sociais, da mudança de paradigmas, da vontade do professor de acertar e, principalmente da aceitação das diferenças.

Andreia Rego
Enviado por Andreia Rego em 15/11/2013
Código do texto: T4572219
Classificação de conteúdo: seguro