Imagem do Google

NÉLSON MANDELA: O HOMEM*
 
     Preto, discriminado em um país altamente racista, apesar de a população ser eminentemente negra, o menino Mandela estudou, virou advogado e enveredou nas lutas sociais.

     Caiu de cara no movimento estudantil de sua miserável ÁFRICA DO SUL, mas sempre com um ideal muito nobre na cabeça: acabar com o famigerado  APHARTHEID, que só violência causava entre as camadas negras e brancas, em constantes litígios.

     Politizado e conscientizado, o agora jovem MANDELA era um "subversivo" em seu próprio território. Acusado até de ser terrorista pelo simples fato de aderir à luta armada, em defesa dos direitos fundamentais do humem e contra as misérias do racismo de uma minoria branca e dominante.

     Aprisionado, recebeu a pena de prisioneiro perpétuo, o que vale dizer: morrer em uma masmorra.

     Quase trinta anos de prisão, saindo pela pressão popular e pelos novos ventos que sopram em prol das liberdades democráticas.

     Libertado, o já homem maduro e doente NÉLSON MANDELA faz tratamento da turberculose que contraíra no cárcere e, em 1994, é proclamado pelo voto popular o presidente da ÁFRICA DO SUL.

    Antes, pelo seu espírito agora conciliador e pé no chão, ganha o prêmio Nobel da Paz.

    Nas rédeas do seu país, sepultou de uma vez por todas o nefando APARTHEID e se consagra como um HERÓI do povo sul-africano.

   Agora, no poder político, MANDELA é o novel mandatário de um país reconhecido e respeitado pelas grandes potências mundias.

    AÍ ESTÁ, SEM PESQUISA FEITA, O PERFIL DE UM ÍCONE DOS HEROÍSMOS NACIONAIS, O PRETO E SENTENCIADO À PRISÃO PERPÉTUA, DEPOIS RELAXADA POR FORÇA POPULAR, NÉLSON MANDELA, HOJE ENVIADO PELA MÃO DAS MERCÊS DE CIMA PARA O REINO DOS HOMENS BONS, JUSTOS E HONRADOS: O INFINITO.
 
Fort., 05/12/2013.
- - - - -
(*) Texto emocionalmente escrito, passível de conter erros, vez que garatujado ao correr das digitais e sem revisão.



 
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 06/12/2013
Reeditado em 06/12/2013
Código do texto: T4600612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.