Liberdade: uma condição

Liberdade. Um desejo que todos nós carregamos em nosso íntimo e, talvez, seja o maior sonho que rege a humanidade...

Pois é, quem diria. Um sonho, que pelo próprio significado, é imenso. Mas até que ponto podemos alcançá-la, até que ponto ela é totalmente livre? Curioso, mas penso eu que liberdade é palavra sobrenatural, coisa essa que só se pode encontrar e vivenciar em um plano não material. Se analisarmos bem, veremos que toda liberdade é condicionada. Toda liberdade exige uma renúncia. Sempre que desejo ser livre, acabo renunciando a algo e me condicionando, pois acabo abandonando uma coisa que gosto por outra; não posso ser livre e escolher as duas, não dá. Contradizendo o sentido de liberdade, aquela que entendemos e NÃO conhecemos, talvez nunca saibamos o que de fato é...

Isso chega a doer-me o peito, me ocorre a idéia de que isso nunca poderei ter, que sempre fui iludido. Não sei, espero até que os outros não saibam disso, pois poderia causar-lhes grande angústia. É um conceito tão entranhado em nós, que o usamos diariamente e de forma indiscriminada, sem dar-lhe o devido valor. Nunca refletimos sobre o que realmente significa este termo, talvez uma vida, talvez um único objetivo e, de repente, tudo vai ao chão... É mesmo de dar medo.

Quem sabe essa pequena alusão em torno do mistério da liberdade não ilumine o caminho para que alguém nos ajude a pensar em como conseguir ser livre, sem, antes, termos que morrer...