Ai mamãe; mataram meu jantar!

Noutros tempos seria assim, a frase correta, em parte: “Mataram meu jantar”! Mataram todos os peixes do ribeirão! “Mataram meu almoço”! Mataram todos os lambaris, tambiús, bagres, cascudos do Ribeirão Cambará!

Tomara a Deus que os danos sejam somente na parte próxima da nascente e que os resíduos tenham se dissipados por poucos quilômetros.

Alguém sabe dizer quantos? Quantos quilos ou toneladas? De peixes, de plantas aquáticas, de vidas ceifadas, animal e vegetal?

Ontem, sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014, mais uma vez jandaienses, pessoas físicas ou jurídicas, desonraram os bons costumes, agrediram o meio ambiente, foram infelizes!

Alguém denunciou ao repórter Andre Amaral, do setor policial da Rádio Jandaia, e o mesmo foi ao local, constatou os fatos, fotografou, filmou e postou na rede social, mais precisamente no www.jandaiaonline.com.br .

Caso de polícia sim senhores, sim senhoras, sim jovens, sim crianças!

Polícia Militar Ambiental no caso, sim! Ministério Público no caso, sim!IBAMA, SUREMA (ainda existe?), IAP, neles, os infratores, sim! CMMA, Ong Água Jandaia interagindo com os demais órgãos, sim!

E como ficam os animais das chácaras vizinhas que beberam da água contaminada por esse material químico ou tóxico?

As leis foram feitas para serem cumpridas! Apliquemo-las, pois! Doa a quem doer! O que dói pra Chico, dói pra Francisco, diz o ditado.

Vamos, vamos, vamos, tiremos os pés do chão, irmanados na mesma emoção, no mesmo propósito!

Se não houver multas severas e pesadas, continuarão a lançar novos detritos nos mananciais.

“Farei de novo, não vai acontecer nada comigo ou com a minha empresa”.

Notei quando em certo momento o repórter falou “neste riacho”, o que também achamos que atualmente é, mas já foi o velho Cambará um ribeirão caudaloso, recebendo vários afluentes como o Barroso, o Ariri (município de Jandaia do Sul), outros em Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí, onde tem a foz próximo à ponte sobre o Rio Ivaí, na divisa com São João do Ivaí.

E daí as futuras gerações terão peixe na janta? E no almoço?

Ai mamãe!

Autor: Adiones Gomes da Silva (Ponga) – Pres. da SPJ – Doc. nº 95, FEV/2014