Capitulo Dois
 
IDENTIDADE DE DEUS.

 1_ Considerando que Deus é fora da existência, é correto dizer que Ele seria uma Pessoa?

 R _ Sim, mas todos os vossos padres, pastores e evangelistas são ateus porque apregoam que Deus é um poder; na Índia isso foi pregado por Sankara Acharya, que tudo se apóia na força divina ( Braman, favor  não confundir com Bramã ) , embora  esse  Mestre acreditava que  o Excelso  era uma pessoa , mas   ensinava isso para que os desavisados se perdessem (  Sankara  era um encarnação de Shiva ).

2_ Mas por que o cristianismo crer num Deus sem forma, ao ponto de São Paulo O Nomear de “Esse Deus desconhecido?”.
R_ De fato o Deus de Jesus Cristo era desconhecido de Paulo.Precisamos entender que este não era contemporâneo de Jesus, não andou com Ele e portando nada lhe foi revelado a respeito do  Inominável que  o Cristo   falava. E Paulo era tão estranho a esse conhecimento verdadeiro que um dos vossos mais famosos o intitula de O Anticristo (Nietzsche) ; o Moço de Nazaré acharia a doutrina de  Paulo  no  mínimo  incoerente com seu Evangelho.
 
3_ Então só quem conhecia o Deus superior e único era Jesus de Nazaré?
R _ Antes da ressurreição somente Ele conhecia ao Divino, mas durante os quarentas dias em que ficou na terra depois de ressurreto deu Iniciação aos seus onze discípulos e os fez conhecer.  Daí sua fala: “Vou para meu Pai  vosso Pai ,meu Deus vosso Deus”. Mas Paulo apareceu muito tempo depois.
 
4_ Então crer  num  Deus sem forma  é  ateísmo ?
R_ Sim,embora  não seja  um  ateismo baseado  no  materialismo. No caso Sankara Pregava o Braman , mas  o cristianismo  se refere a Jeová ; entendei  que   Deus não cria  mundos  materiais ,são seus agentes que  o faz. Crer  num Deus Criador é depositar sua fé em algo distante da   Verdade Absoluta.
 
5_ O livro que fala sobre o Deus Pessoal é o Gitã ( Baghavad Gitã ) ou tem outros ?
R_ Há vários, mas de todos os grandiosos Vedas o Gitã é superior, pois  é  o  próprio Deus que se revela nele. Um dos seus sábios tradutores nos diz:
 
A Suprema compreensão deste texto é que o mundo, as coisas que nos rodeiam, nossa própria vida, só tem um destino: o de amar a Deus sobre todas as coisas; Amor incondicional, sem ter em vista o gozo dos sentidos e o resultado das nossas ações; trata-se da verdadeira renúncia. A pessoa não precisa deixar de fazer seus afazeres do dia a dia para tornar-se um devoto de Deus. O próprio Senhor Krishna diz  no Bhagavad gita,
 
3.9,
yajñaarthaat karmano ´nyatra
loko ´yam karma-bandhanah
tad-artham karma kaunteya
mukta-sangah samaacara
 
A ação deve ser para Vishnu; de outro modo, ficas cativeiro do karma (da ação) neste mundo, ó Kauteya! “A ação atenta, assim associada, é perfeita, liberando-te”. Se todas as ações forem feitas tendo em vista a satisfação do Supremo então não haverá mais sofrimento. Sriman Ramananda traduziu este verso com o seguinte conteúdo: “Os seres humanos ficam atados ao cativeiro do Karma das suas ações, a não ser que aquelas sejam feitas como um serviço desapegado (Seva, Yajña). Portanto, o Arjuna,torna-te livre do apego egocêntrico dos frutos do trabalho, faças a tuas obrigações eficientemente como um serviço para Mim”.
 Como se percebe, as ações direcionadas para o Senhor estão livres da reação do karma, de modo que não é muito difícil entender que a razão do sofrimento está em agir conforme nossa vontade individual com finalidades egoísticas. Uma vez que entendemos que o nascimento e a morte são cíclicos, e o resultado do nosso desejo de desfrutar é a razão de todo o sofrimento, fica-nos muito claro que a livre vontade deve compreender o amor de Deus como um amor puro e sem causa, deste modo, apenas a misericórdia do Senhor permanece, e na Sua imensa bondade e beatitude nos oportuniza o caminho de volta ao Seu aconchego.
 Vivera consciência pura de Deus é algo muito prático e aprazível. E uma vez que experimentamos este doce presente de Deus ficamos maravilhados, na realidade, ficamos embriagados pela simplicidade em que Ele nos permite amá-lO. ( Dr  Ramananda Prasad , O Baghavad Gitã  O som de Deus )
 
6_ E o que nos oferece o Gitã? Como Podemos entendê-lo?
 R _ Deixemos que o Doutor Ramananda Prasad fale por nos:
 
O Gita é uma doutrina sobre a verdade universal. Sua mensagem é universal, sublime e não-sectária, embora ele seja uma parte da trindade escritural do Sanathana Dharma, normalmente conhecido como Hinduísmo.
 O Gita é muito fácil de ser entendido em qualquer linguagem para uma mente madura. Uma leitura repetida com fé irá revelar todas as idéias sublimes que ele contém. Poucos são os aspectos abstrusos, intercalados aqui e ali, mas estes não possuem influência no problema prático do tema central do Gitã.
O Gita trata da mais sagrada ciência metafísica. Ele transmite o conhecimento do Ser e responde a duas questões universais: Quem sou eu, e como eu posso conduzir uma vida pacífica e feliz neste mundo de dualidades. Ele é um livro de Yoga, de crescimento moral
e espiritual, para a humanidade baseado nos princípios cardeais da religião Hindu.
A mensagem do Gita chegou até a humanidade por causa da má vontade de Arjuna, para cumprir para com o seu dever de guerreiro, uma vez que luta envolve destruição e morte. Não violência ou Ahimsa é o mais fundamental dos princípios do Hinduísmo. Todaa vida, humana ou não humana, são sagradas. Este imortal discurso entre o Senhor Supremo, Krishna, e Seu devoto, Arjuna, ocorreu não num templo, numa floresta reclusa, ou no alto de uma montanha, mas num campo de batalha, nas vésperas da guerra, e está escrito no grande épico Mahaabharata. No Gita, o Senhor Krishna avisa Arjuna para erguer-se e lutar. Isto, provavelmente, gera um mal-entendido do princípio do Ahimsa, se o fundo da guerra do Mahabharata não estiver na mente. Portanto, uma breve descrição histórica está em ordem.  (Ibidem)
 
7_ Qual outro beneficio que a leitura do Gitã poderia nos trazer?
 De acordo com as escrituras, não tem pecado, horrível que seja, que possa comover aquele que lê, pondera e pratica os ensinamentos do Gita; por mais que a água atinja a pétala do lótus (isso porque o lótus está por sobre o lodo; mesmo assim é belo e gracioso). O Senhor em Si mesmo, reside onde o Gita está, é lido, cantado ou ensinado.
O Gita é conhecimento Supremo, e o som personificado do Eterno e Absoluto. Aquele que o lê, pondera, e pratica os ensinamentos do Gita com fé e devoção irá obter Moksha (ou Nirvana), pela graça de Deus...
 
8_ Resumindo: quem é Deus?
R _ Deixemos que ele mesmo responda isso, no próprio Gitã  Ele nos diz:
 
Eu sou o ritual; Eu sou o sacrifício; Eu sou a oferenda; Eu sou a erva; Eu sou o mantra; Eu sou a manteiga clarificada; eu sou o fogo; e Eu sou a oblação (ver 4.24). Eu sou aquele que sustenta o universo; o pai; a mãe e o avô. Eu sou o objeto do conhecimento; a sílaba sagrada “AUM”, e os Vedas. Eu sou a meta; o sustentador; o Senhor; testemunha; a morada; o refúgio; o amigo; a origem; a dissolução; a fundação; o substrato, e a semente imutável (veja, também, 7.10 e 10.39) (9.16-18).
Eu forneço o calor; Eu envio, assim como contenho, a chuva. Eu sou a imortalidade, bem como a morte. Eu sou, também, tanto a eternidade quanto o temporário, Ó Arjuna o Ser Supremo transforma tudo. (Ver 13.12) (9.19).
 
9 _ Seria imprudente de nossa parte considerar que se Deus é uma pessoa Ele tem preferências, tendências e gostos, simpatias e antipatias ?
R_ Não. Estais corretos e isso explica porque Ele beneficia quem lhe apraz da mesma forma que tu também auxilia aqueles a quem queres: quanto a antipatias laboras em erro: sendo um ser transcendental a quem ele não ama simplesmente olha com  indiferença.
 
10 _ Ele se sente afrontado por nossas blasfêmias? Importa-se com nossa falta de fé? Alegra-se com nosso amor por Ele? Sente compaixão por nos?
R _ Vos não podeis afrontá-Lo, não sendo afrontado Ele não sente magoas, não sentindo mágoas e nem rancores Ele não  pode vos  perdoar.
  Vossa falta de fé não pode incomoda- Lo  com se  és   músico  não te  incomodas  o fato de  alguém não ser. Vossa amor por Ele apenas vos eleva até Ele e nunca ao contrario, e sobre compaixão um de vossos teóricos estava iluminado  quando asseverou : “Deus também tem seu  inferno e é  o Seu  amor  pelo homen” ( Nietzsche ).
 
11_ Se Deus está acima dos Criadores, e como antes de sabermos disso, homenageávamos Seu amor por nos nas obras da natureza, como  devemos entender   Sua  paixão  pela humanidade de um  ponto  mais elevado ?
R _ Com o fato de centenas de avatares descer a esse Vale de Lágrimas para vos lembrar de vossa casa original.
Sois reis, mas viveis em cabanas de  mendigos , embora  vossas casernas sejam  bem arrumadas , uma dia sereis forçados a deixá-las ; a morte  zomba de vossas grandiosas conquistas e  o tempo degrada e faz esquecer vossas  obras. Sem Deus sois um bando de condenados, embora  uns tenham  penas mais  leves que  os  outros !
 
12 _ Centenas de avatares? Pensei que esses mensageiros pudessem ser contados aos dedos... Eu estava equivocado?
R_ Sim. Olhai vosso mundo como um grande presídio.  Os grandes avatares são comos advogados que vos vem avisar que está na hora de vossa  libertação ( são eles Jesus , Buda , Caytania  Mahaprabu, Mahavira , Francisco de  Assis e  outros ).
 Outros são como reformadores ou bons administradores e vem lutar pela melhoria de vossa vida tem mais qualidade enquanto cumpris vossas penas (Walter Disney, Mauricio de Souza, o Rei Luiz Gonzaga , Roberto Carlos , John  Lenon e  outros... )  ; não deveis  limitar as ações de Deus aos vossos  preconceitos. Tiveste Victor Hugo, Castro Alves, Machado de Assis, Luiz Vaz de Camões, Gork ,Puskin e tantos   outros ;  esses homens   são  seres especiais porque nasce um em cada  milhão de medíocres. Sabei  que  o fruto maduro  da  natureza é o gênio  e que  os medianos são  rascunhos da  Grande Mãe para  trazer a esse  plano seres magníficos em talento , amor e força de vontade.
 
13_ Eu pensava que somente seres dados a espiritualidade podiam ser vistos como avatares, pois os outros homens comuns são dados ao sexo, aos vícios.  Se olharmos a vidas desses gênios veremos suas falhas, seus preconceitos... Como eu poderia entender que esses seres falhos fossem mensageiros do céu ?
R _ Já te explicamos que  todos  os seres são  porções plenárias do Grande Todo , também  já elucidamos que  o Inefável está  no coração de todos os  seres. Foste-vos que criastes a dicotomia, a qualidade de santo e profano. Afirmamos que tudo é divino e dentro  universo e fora dele nada  mais do que Deus !
 
14 _ Difícil para eu ver pecadores como missionários de luz, pessoas tão comuns quanto eu mesmo, creio que levarei um bom tempo para me acostumar com isso. Como posso acelerar o processo de assimilação dessas idéias?
 R _ O Mundo que vês é o mundo que és: se te  olhas como  trevas serás  trevas ,  se te contemplas como  luz  serás luz:  não  podes ver   aquilo que  não és  ;  busca o divino em tu através da pratica do karmaYoga e Bakta Yoga ,  ler  o Gitã , conversai com pessoas  auto-realizadas , ama  teu Mestre Espiritual e  estarás  no caminho certo.
 
15 _ Pois bem, esse avatares menores estão conectados com a Fonte Original? Trazem mensagens celestiais? Posso encontrar algo nos Vedas  comprovando esses  novos conceitos ?
R_ Deveis entender que todos os livros sagrados, quer seja ele a Bíblia, o Corão ,o Gitã ou  o Dhamapada , foram feitos  para  o homem e  não   o homem  para eles ; o homem supera  os Vedas e todas as  outras Escrituras Sagradas ,por  isso  nem tudo que ouviras em  nosso dialogo encontrarás em escritura alguma.  Mas há grandes escolas esotéricas que se aprofundaram nesses conhecimentos ocultos,
 
16_ Obrigado por mais uma sessão de perguntas e respostas, espero ter feito indagações inteligentes.
R_ O Coração é superior a lógica fria e a sabedoria supera a inteligência. Cremos que você foi sábio e usou o coração. Amemos a Deus, sejamos mais passivos que um cadáver...
 
 
 Autores _ Fagulhas de Deus (Corrente Oriental do Espaço e Ignácio de Loyola).
Canalizador_Nicodemus Silva

 
A Lira dos Imortais, Corrente Oriental e Ignácio de Loyola
Enviado por A Lira dos Imortais em 12/03/2014
Reeditado em 12/03/2014
Código do texto: T4725416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.