Disque 190 e prenda a mentira.

Mentira ou verdade? Essa pergunta que já foi tema de diversos textos, ainda, não encontrou uma resposta. Há quem defenda que a verdade é o único caminho a seguir. Há quem acredite que a mentira é necessária. Quem estará com a razão? A grande ironia disso tudo é que de verdade a mentira já virou questão de conveniência.

Não há como negar que mentir muitas vezes pode ser mais fácil que dizer a verdade. É só parar e pensar quantas vezes mentimos para não magoar; mentimos para proteger - a nós e a quem amamos -, que veremos que dizer a verdade nem sempre é a forma mais tranqüila de viver a vida. Não que uma vida pautada em mentiras seja amena, mas mentir pode ser mais confortável para nós e para os outros algumas vezes.

O que não se deve fazer é transformar a vida em uma farsa. Uma peça em que assumimos diversos papéis. E isso, infelizmente, é o que acontece na política. Pergunte a qualquer cidadão brasileiro o que para ele todo político é, e ele responderá: um mentiroso. Quer dizer, então, que mentira virou profissão. Mas isso não vem de agora. O povo sempre na história fez papel de palhaço. Assistiu a esse grande teatro que a política e as suas CPIs representam. E no fim da peça saímos com a sensação de que fomos roubados. Deram-nos o circo e no final poucos, a exemplo do Dirceu e do Roberto Jeferson, é que se dão mal. O resto mascarados pela mentira continuam a praticar a corrupção e, ainda, são novamente votados pelo povo.

Encontramos na mentira um porto seguro até que a onda da verdade afunde o nosso barco. Porém até que isso aconteça muita água já passou. E o problema está quando não conseguimos sair desse barco a tempo. É o que acontece com as pessoas que de tanto mentirem ficam doentes. Sim, mentira, também, é uma doença. Vamos, então, propor que os políticos façam uma avaliação médica anual que atestem que não são e nem se tornarão mentirosos compulsivos?

Mentir para não magoar, quando dizemos em casa que estávamos em uma reunião e não estávamos, é uma coisa. Mentir para uma nação e embolsar milhões é crime. Mas como mostra a vida pessoal, a verdade sempre aparece e condena a mentira. E se ela não aparecer liguemos para o 190 e denunciemos a mentira. Ela tem que ser presa - e os mentirosos corruptos também.

Bruno Pondé
Enviado por Bruno Pondé em 05/05/2007
Reeditado em 13/05/2007
Código do texto: T476449