Movimentos estáticos - um paradoxo que me entristece.

No decorrer da história podemos observar vários movimentos, estudantis proletáriados, militares etc. que se desenvolveram num delineado crítico, por uma esquerda muitas vezes apartidária que lutava não apenas por seus próprios enteresses, más por uma ideologia conscistente, verdadeira, digna de aplausos. Um dos mais célebres movimentos de luta evidencia-se por exemplo na revolta de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro. Mas parece que estes tempos se findaram.

Vivemos em uma época de estagnação política, intelectual, educacional e numa constante aceleração da decadência da figura humana. parece que os cérebros pensantes pararam de ser gerados, ou eu deveria dizer, construído, através de instrução? pois se assim for, se tornará notório, a ineficiência do sistema de ensino de nosso país. A mídia, de forma geral, atrelada ao comèrcio, despeja futilidades nas lixeiras cinzentas, impedindo que esta pequena massa cresça e apareça. Estamos não só na era da globalização, mas também, na era da irracionalidade, o que é quase um paradoxo!

Para que os movimentos sejam legítimos, precisarão de alguns pontos que tentarei salientar nas próximas linhas: intelectualidade - pois sem ela não é possível fazer a leitura correta dos fatos que nos circundam, insatisfação com a realidade atual diagnosticada através do conhecimento, recrutamento e mobilização conscientizada, e compromisso com a causa. acredito que esses pontos são primordiais para qualquer movimento social.

Comisso, logo se percebe que o povo ficou desassistido, uma vez que, era o movimento quem olhava para a classe oprimida tentando defendê-la, aliás, é daí que vem sua legitimidade. portanto é imperativo refletirmos um pouco sobre o que está acontecendo no seio do movimento estudantil, ou de qualquer outra ordem, por que não fazem mais tanta zuada? será se é por que os intelectuais que davam voz ao movimento envelheceram e não se preocupam mais com isso, ou não tem mais forças? será se não temos novos intelectuais comprometidos com a causa dos mais necessitados? ou será se é por que seu líder maior de barbas, já chegou ao poder?

As repostas para tais perguntas talvez não sejam pacíficas, porém, uma coisa é certa, estamos com muitas saudades de um tempo em que éramos vivos, de um tempo em que tínhamos vontade de fazer-nos ouvir.

Adriano Rocha
Enviado por Adriano Rocha em 09/05/2007
Código do texto: T480439