O Direito de Não Crer

Preconceito: sinônimo de ignorância.

Conquanto o número de ateus e agnósticos venha crescendo, esse grupo ainda é uma minoria e, portanto, tem uma imagem negativa na sociedade. Este, contudo, é um caso peculiar, pois diz respeito à religião, que até hoje é muito prezada. Assim, esse preconceito é um dos mais fortes atualmente, embora se baseie, em grande parte, em argumentos inválidos.

Freud, em seu livro "O Futuro de uma Ilusão", define ilusão como uma ideia não necessariamente errônea, mas baseada nos desejos humanos, e classifica a religião como tal. Afinal, as religiões consistem em teorias criadas para explicar o mundo e a existência humana, já que é uma característica do ser humano o afã de encontrar sentido para tudo. Não obstante, uma vez dada uma resposta, são poucos os que continuam a questionar, pois a maioria a aceita como verdade absoluta e se acomoda a ela. Para várias pessoas, essa resposta é dada pela religião, de sorte que muitas se sentem ofendidas pela negação daquilo em que acreditam e até pelo mero duvidar - respectivamente, ateísmo e agnosticismo -, mesmo que a falta de crença alheia em nada influencie em sua própria.

Dessa forma, formou-se um grande preconceito em relação aos ateus e agnósticos. Entretanto, ele é, via de regra, baseado em concepções equivocadas ou, ao menos, duvidosas. Um dos argumentos mais usados é a associação que se faz entre a falta de crença e a falta de moral, já que os fiéis têm seus valores de acordo com sua religião. Todavia, essa relação não é real, pois a moral de uma pessoa vem - ou deveria vir - de sua consciência e razão, não de sua fé. Afinal, se é deveras necessário um líder religioso ensinar que é errado matar, por exemplo, para que as pessoas não o façam, os valores delas mesmas são questionáveis. Vale também lembrar que as próprias religiões são responsáveis por várias mortes e torturas, como na Santa Inquisição e nos conflitos no Oriente. Outro fator responsável pelo preconceito é a falta de entendimento de muitos religiosos das explicações científicas para questões que são também respondidas pela religião. Um exemplo notável disso é que muitos criticam a teoria da evolução por acharem que ela afirma que os humanos vêm dos macacos.

Portanto, como ateísmo e agnosticismo são apenas visões do mundo diferentes da que a maioria tem, porém que não interferem nas vidas dos demais, o preconceito é, além de ignorância, descabido. Afinal, se não houvesse ideias divergentes, o mundo jamais progrediria. Ademais, é um direito de todos acreditar - ou não - em algo, porém se cegar para todas as demais teorias, quando se sabe que existem várias, é ingenuidade, e desrespeitar a crença alheia - e até a falta dela - é arrogância.

Ana C Melo
Enviado por Ana C Melo em 16/06/2014
Código do texto: T4847540
Classificação de conteúdo: seguro