MELHORES PRÁTICAS DE ENSINO

O termo “melhores práticas” tem sido usado para descrever o melhor procedimento em uma determinada situação ou ambiente. Quando os dados de apoiar o sucesso de uma prática, ela é referida como uma prática baseada em pesquisa ou a prática de base científica. Como bons consumidores de informação, devemos ter em mente que uma determinada prática que tem trabalhado para alguém dentro de um determinado conjunto de variáveis podem ou não podem produzir os mesmos resultados em ambientes educacionais.

Nas escolas de alto desempenho, administradores, professores, alunos e pais compartilham e compromete-se claramente em compreender objetivos comuns com base na crença fundamental de que todos os alunos podem aprender e melhorar o seu desempenho. Há evidências claras de práticas escolares para apoiar essa crença. Todos os alunos podem aprender e o professor pode ensiná-los. Os funcionários se dedicam a ajudar cada aluno atingir os padrões estaduais e locais desafiadores. Todos os alunos são envolvidos em um curso adequadamente ambicioso e rigoroso de estudo em que os elevados padrões de desempenho são claros e consistentes e são modificadas as condições de aprendizagem de forma diferenciada. Isso resulta em todos os alunos sendo preparados para o sucesso no trabalho, a educação pós-secundária e responsabilidades cívicas.

Liderança escolar é outro fator primordial para esse conceito de excelência, onde está focada em melhorar as competências, conhecimentos e motivação das pessoas na organização e criação de uma cultura comum de expectativas com base no uso de habilidades e conhecimentos para melhorar o desempenho de todos os alunos. Liderança promove uma atmosfera de colaboração entre a escola e a comunidade ao estabelecer sistemas positivos para melhorar a liderança, ensino e desempenho dos alunos. Pais e membros da comunidade ajudam a desenvolver, compreender e apoiar um foco claro e comum no núcleo acadêmico, social e objetivos pessoais que contribuem para a melhoria do desempenho dos alunos que por sua vez têm um papel significativo e autêntico para atingir estes objetivos. A comunidade escolar trabalha em conjunto para resolver problemas e criar soluções. Dessa forma, o ensino e a aprendizagem são ajustados continuamente com base em dados coletados através de uma variedade de métodos válidos e confiáveis que indicam o progresso e as necessidades dos alunos. Os resultados da avaliação são interpretados e aplicados de forma adequada para melhorar o desempenho do aluno e do programa de ensino.

Desenvolvimento profissional contínuo alinhado com foco comum da escola e altas expectativas para melhorar o desempenho de todos os alunos é fundamental para a alta performance das escolas. Essas ofertas de desenvolvimento profissional estão focadas e informadas por pesquisas e avaliações escolares em sala de aula. São fornecidos apoio de instrução adequada e recursos para programar abordagens e técnicas aprendidas através do desenvolvimento profissional.

Contudo, deve existir uma flexibilidade estruturada para maximizar o uso do tempo e acomodar as variadas vidas dos alunos, funcionários e comunidade, a fim de melhorar o desempenho de todos os alunos. A estrutura dos programas se estende para além do dia escolar tradicional durante o ano letivo. O programa baseia-se em recursos de toda a comunidade para promover o desempenho do aluno.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 02/07/2014
Código do texto: T4866785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.