PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A psicologia educacional é o estudo da aprendizagem humana. O estudo dos processos de aprendizagem, tanto cognitiva e afetiva, permite aos pesquisadores entender as diferenças individuais no comportamento, personalidade, intelecto, e auto-conceito. O campo da psicologia educacional se baseia fortemente em testes, medição, avaliação, avaliação e treinamento para melhorar as atividades de ensino e processos de aprendizagem. Isso pode envolver o estudo de processos de ensino dentro da sala de aula.

Diante disso, a psicologia educacional pode, em parte, ser entendida por meio de sua relação com outras disciplinas. É motivada por psicologia, tendo uma relação com essa disciplina análoga à relação entre medicina e biologia. Também é informado pela neurociência. Psicologia da Educação, por sua vez informa uma vasta gama de especialidades dentro dos estudos educacionais, incluindo design instrucional, tecnologia educacional, desenvolvimento de currículo, aprendizagem organizacional, educação especial e gestão de sala de aula. Tanto retira e contribui para a ciência cognitiva e as ciências da aprendizagem . Nas universidades, os departamentos de psicologia educacional são geralmente alojados dentro de faculdades de educação, possivelmente representando a falta de representação do conteúdo psicologia educacional em livros de psicologia introdutórios.

Psicologia Educacional é relativamente nova e crescente campo de estudo. Embora possa datar nas práticas de Platão e Aristóteles, não foi identificada como uma atividade específica. Era um fator desconhecido para o ensino e aprendizagem em que os indivíduos tinham que pensar sobre as diferenças individuais, a avaliação, o desenvolvimento, a natureza de um assunto que está sendo ensinada, resolução de problemas e transferência de aprendizagem, assim, passou-se a ser introduzido para este campo da psicologia educacional. Estes temas são importantes para a educação e, como resultado, é importante para entender a cognição humana, a aprendizagem e a percepção social.

O campo da psicologia educacional envolve o estudo da memória, os processos conceituais e diferenças individuais (via psicologia cognitiva) na conceituação de novas estratégias para os processos de aprendizagem em seres humanos. Psicologia educacional foi construída em teorias de condicionamento operante, o funcionalismo, o estruturalismo, construtivismo, psicologia humanista, a psicologia da Gestalt (palavra de origem alemã sem tradução exata em português, refere-se a um processo de dar forma, de configurar o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar), e processamento de informações.

Psicologia da Educação obteve um rápido crescimento e desenvolvimento como profissão nos últimos vinte anos. Assim, começou com o conceito de teste de inteligência que conduz a provisões para os alunos de educação especial, que não poderia seguir o currículo em sala de aula regular na primeira parte do século 20. No entanto, "Psicologia Escolar" em si tem construído uma relativamente nova profissão com base nas práticas e teorias de vários psicólogos, entre muitos campos diferentes. Psicólogos educacionais estão trabalhando lado a lado com os psiquiatras, assistentes sociais, professores, terapeutas e conselheiros na tentativa de compreender as questões que estão sendo levantadas quando se combina a psicologia comportamental, cognitivo e social na sala de aula.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 02/07/2014
Código do texto: T4866789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.