REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Sites de redes sociais são comunidades virtuais para pessoas interessadas em um determinado assunto ou apenas para conhecer novas pessoas. Podendo se comunicar por voz, chat, mensagem instantânea, vídeo-conferência e blogs, assim, este serviço, normalmente, fornece uma maneira para que os membros entre em contato com amigos com maior facilidade.

Em um estudo realizado pelos Estados Unidos, através da Associação Nacional de Conselhos Escolares em meados de 2007, relatou que 96% dos alunos com acesso on-line têm utilizado tecnologias de redes sociais, e mais de 50% conversa on-line especificamente sobre trabalhos escolares. Estas estatísticas apoiar a probabilidade de trazer essas tecnologias para as salas de aula e encontrar métodos de ensino de sucesso para empregar o seu uso em um ambiente educacional. As redes sociais inerentemente incentivam a colaboração e engajamento, isto é significativo para os professores que estão tentando encontrar formas de envolver todos os alunos em algo que é pessoalmente seja prazeroso. Para o professor, a rede social oferece desenvolvimento profissional, introduzindo-os a descoberta do potencial de aprendizagem para si mesmos, encontrando nos outros educadores que estão usando essas tecnologias em sala de aula, e, em seguida, conectar-se com os educadores que fornecem automaticamente uma comunidade de suporte virtual.

As redes sociais também podem ser usadas como uma ferramenta motivacional para promover a auto-eficácia entre os estudantes. Esta ferramenta de motivação acadêmica para os alunos é forte observada no alto nível de acesso e cadastros no Facebook. Inicialmente introduzida apenas para os usuários que tinham um endereço de e-mail faculdade ou universidade, o Facebook expandiu mais tarde para o público em geral, e os estudantes universitários tradicionais, superando o MySpace.

Vivemos em uma era de tecnologia digital, onde a informação está disponível a qualquer momento. A lógica por trás do uso das redes sociais como ferramenta de aprendizagem profissional inclui a idéia de que a Internet é uma tecnologia que define esta geração para a alfabetização e como meio popular de acesso a informação de nível global, onde por sua vez o mesmo fornece um link onde várias organizações podem ser acessados simultaneamente. Como profissional da informação é publicada através de feedbacks, membros de grupos podem responder e interagir com outros membros, assim como os usuários podem interagir socialmente com seus amigos.

A interação do aluno está no centro de ambientes de aprendizagem construtivistas e sites sociais, fornecendo uma plataforma para a construção de comunidades de aprendizagem colaborativa. Pela sua própria natureza, eles são centrados no relacionamento e promover experiências compartilhadas. Com a ênfase no conteúdo gerado pelo usuário, alguns especialistas estão preocupados com os papéis tradicionais de especialização acadêmica e a confiabilidade do conteúdo digital.

Os alunos ainda têm de ser educados e avaliados dentro de uma estrutura que segue diretrizes rigorosas de qualidade. Cada aluno tem suas próprias exigências de aprendizagem, e um quadro educacional via Web fornece recursos suficientes, estilos, ferramentas de comunicação e flexibilidade de aprendizagem para acomodar essa diversidade.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 02/07/2014
Código do texto: T4866793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.