MOTIVAÇÃO MODERNA NA FACULDADE

É interessante notar que, apesar das grandes teorias de investigação e desenvolvimento no campo da motivação, muito poucos estudos focam para os alunos que enfrentam as dificuldades do ensino superior.

Tudo se passa como se previamente acordado, onde os alunos que estão na Universidade são necessariamente motivados e, portanto, estão num nível de interação inerente ao comprometimento e do interesse do estudo proposto que eles fizeram a escolha para estudar. No entanto, se olharmos mais de perto para algumas estatísticas populares, percebe-se que durante o primeiro ano de estudo, um grande número de estudantes estão saindo da graduação, mudando as áreas, ou não conseguem atingir os objetivos. Este fenômeno é observado constantemente e muito presente nos alunos de hoje em dia.

O objetivo de trabalhos acerca desta analisa é compreendida das várias ferramentas disponíveis para o treinamento em termos de motivação, tais como: que tipo de motivação pode-se obter? Como podemos obter mudanças, a fim de desenvolver ou manter a motivação dos alunos? Assim, o objetivo é encontrar idéias que reduziria a proporção de falhas e evasão de alunos no primeiro ano e em todo o currículo universitário.

Diante do exposto, podemos considerar o conceito inicial de motivação, a partir de Lieury, como sendo todos os mecanismos à orientação biológica e psicológica que permitem início de ação, para uma meta, ou inversamente, para fugir e, finalmente, a intensidade e a persistência da atividade. Desta forma, todos os pesquisadores concordam que dois tipos de motivação, a extrínseca, que foi destacado pelos atuais reforços comportamentais e depende das seguintes conseqüências tarefa, e motivação intrínseca, que seria meta que o interesse na própria atividade mesmo. Na escola, podemos definir essas duas motivações como as expectativas de sucesso e o valor que dá aos estudantes e materiais tarefas acadêmicas.

No entanto, se você quiser encontrar ferramentas práticas para influenciar a motivação, é necessário uma boa estrutura de aprendizagem auto-regulada, sendo esta baseada em um controle de metacognição e estratégias. Estas estratégias podem melhorar a aprendizagem e comportamento correto à base de aluno e dificuldades na compreensão do material. Por conseguinte, três estratégias estão diretamente em causa, sendo elas: O planejamento de atividades, incluindo a criação de sub-objetivos em aprendizagem, onde se procura um texto antes de ler, as atividades são claramente usadas para ativar o conhecimento existente e para ligá-los com o novo conhecimento; Controlar esses comportamentos de aprendizagem, comparando esta aprendizagem com metas, critérios ou padrões, incluindo o controle atenção ao ler, testar a compreensão de questões de leitura; Estratégias de regulação, que são perto do controle, mas que servem para comparar o comportamento e as conquistas atuais com os objetivos inicialmente fixados ou critérios que devem ser atendidos.

A questão é saber como motivar os alunos a participar as atividades requeridas. Embora alguns destes critérios não se relacionam diretamente com os alunos que cursando o ensino superior, outros são bastante presentes, como a diversidade de interesse em uma classe e a presença de avaliação de certificação. Este, portanto, fornece um tipo de deficiência a partir de um bom nível de motivação intrínseca, mas mesmo assim, é uma forma de implementar elementos para aumentar a motivação dos alunos do terceiro grau.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 04/07/2014
Reeditado em 04/07/2014
Código do texto: T4869473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.