TOEIC – TESTE DE QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Dentro do mercado globalizado o domínio da língua inglesa se tornou um item básico, contudo, ainda há dificuldade de encontrar pessoas qualificadas, e muitas vezes se torna um diferencial os níveis intermediários em processos seletivos.

Dessa forma, as escolas de idiomas, professores particulares, sites e outras formas de proporcionar o aprendizado da língua inglesa se popularizaram nos últimos anos. Em paralelo, sistemas globais de comprovação e aptidão foram criados para medir o grau de conhecimento. Com esse intuito foi desenvolvido o TOEIC (Test of English for International Communication - Teste de Inglês para Comunicação Internacional), sendo este um exame voltado para comunicação internacional, que mede a proficiência em inglês de um estrangeiro em situações cotidianas, e principalmente em condições regulares do ambiente de trabalho. Sua criação foi idealizada pela ETS (Educational Testing Service – Serviço de Teste Educacional), instituição na qual é responsável por pesquisar, avaliar e desenvolver testes de inglês para pessoas de todo o globo. Responsável também por outros testes de proficiência em inglês como o TOEFL, onde por sua vez promove através desse exame exemplos do inglês falado e escrito.

Assim como o TOEFL, o TOEIC tem um grande reconhecimento mundial, sendo utilizado anualmente por milhões de pessoas em todo o mundo. Pessoas estas que buscam ingressar em universidades no exterior, crescimento profissional em nível internacional, a vista que apresentando uma boa pontuação no teste se torna um requisito para que as corporações, instituições educativas e governos no mundo inteiro, promovam e empreguem os candidatos mais qualificados. Mais de seis mil organizações no mundo todo utilizam o TOEIC, tais como Telefônica, Banco Itaú, Hewlett Packard, Compaq, Coca-Cola, Nike, Philips, Kodak, Daewoo, Nortel, Peugeot, Ford, Procter & Gamble, Alcatel, Unilever, Citröen, Tetra Pak, Xerox, Deloitte, Suzano, Gerdau, Ernest&Young ,Monsanto, Merck Sharp, Price water house Coopers, entre outras.

Além dessas vantagens o exame apresenta um baixo custo (quando comparados com outros exames com o mesmo propósito), sendo uma avaliação clara e objetiva da proficiência em língua inglesa, avaliando o progresso do aluno com relação ao aprendizado, não exigindo um conhecimento especializado de vocabulário, além de ser um exame rápido, com duração média de duas horas e meia, com 200 questões de múltipla escolha, tendo duas seções a serem realizadas, sendo o Listening e Reading. Dessa forma, são avaliadas as habilidades de compreensão auditiva, vocabulário, gramática e compreensão de textos. Em detalhes cada seção é subdividida em: Seção 01 (Listening - Compreensão Auditiva); Parte 01 – Photographs (20 Itens); Parte 02 – Question-Response (30 Itens); Parte 03 – Short Conversations (30 Itens); Parte 04 – Short Talks (20 Itens) e Seção (02 – Reading – Leitura); Parte 05 – Incomplete Sentences (40 Itens); Parte 06 – Error Recognition (20 Itens) e Parte 07 – Reading Comprehension (40 Itens).

Um exame aparentemente fácil para os estudantes compromissados com o aprendizado, por isso é recomendado que apenas candidatos que tenham ou estejam em um nível intermediário ou acima façam este teste. Sua validade é de dois anos e cada empresa, órgão ou universidade exige uma pontuação mínima para os candidatos, onde eles recebem um relatório de avaliação quantitativa.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 07/07/2014
Código do texto: T4872773
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.