VOCÊ APROVADO NO TOEFL

O ETS (Educational Testing Service - Serviço de Teste Educacional) é o responsável por administrar, desenvolver e corrigir testes de proficiência em inglês. Com cerca de 24 milhões de testes anualmente em mais de 180 países.

Fundada em 1947, é a maior organização privadade testes sem fins lucrativos, com responsabilidade de certificações educacionais em todo mundo. Sua meta primordial é o aperfeiçoamento da qualidade na educação internacional, proporcionando critérios de avaliações justas com reconhecimento internacional. Uma de seus segmentos é o TOEFL (Test ofEnglish as a Foreign Language - Teste de Inglês como Língua Estrangeira), sendo este criado como requisito para a admissão em cursos de graduação e pós-graduação no exterior. Ele avalia a proficiência dos candidatos na língua inglesa para candidatos a uma bolsa de estudo fora do país. Porém deve-se identificar se a universidade estrangeira ou o programa de bolsa que deseja disputar exigem o TOEFL. Para os pretendentes a estudar em nos EUA e desejam realizar este exame é imprescindível que pesquise e avalie os seus objetivos profissionais e pessoais. A taxa de inscrição é um pouco elevado, apresentando um valor de US$ 110. As inscrições podem ser realizadas até uma semana antes do início da prova, contudo, é aconselhável que seja feita com dois meses de antecedência, sendo que cada instituição que aplica o teste recebe um número limite de inscrições.

Apesar do que muitos pensam a fluência não é o suficiente para obter um bom rendimento na avaliação, o importante, também é conhecer a estrutura da prova, ou seja, identificar quais são as exigências dos avaliadores. A prova é online, aplicada durante todo ano nos centros credenciados distribuídos em 43 cidades do país, assim, é interessante realizar simulados com um cronômetro ao lado. As provas do TOEFL estão disponíveis no site oficial do ETS. Também vale consultar livros especializados no exame ou até mesmo se matricular em cursos preparatórios, específicos para esta avaliação. Outro ponto a se considerar é focar a área de maior dificuldade e atenção na gramática, pois é testada por meio dos textos de compreensão e leitura. Vale ressaltar a importância da administração do tempo. É preciso organização e treinar para responder todas as questões propostas no prazo. A dica é ler as perguntas exigidas na prova de interpretação antes mesmo de ler o texto.

Após realização do exame e êxito no resultado final, o TOEFL tem validade de dois anos, apesar de que não exista uma validade pré-determinada, contudo, as universidades reconhecem o resultado obtido por apenas esse período. Caso não tenha atingido a pontuação exigida pela instituição de ensino é possível realizar o exame novamente, tendo uma nova oportunidade, a vista que aprendeu com a experiência, além de ter aprimorado as deficiências para um novo teste.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 08/07/2014
Código do texto: T4874326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.