TOEFL – EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

Um dos requisitos mínimos para ingressar em um curso no exterior, principalmente nos EUA é o domínio da língua referente ao país de destino, no caso o Inglês. Através dessa perspectiva, existem critérios para esta seleção, com diversas maneiras de avaliação, onde é aplicado um teste de Inglês acadêmico que avalia o progresso de maneira eficaz e confiável. Um deles é o TOEFL (Test of English as a Foreign Language - Teste de Inglês como Língua Estrangeira).

Este teste consiste na avaliação do estudante referente ao seu nível de proficiência em língua inglesa, sendo este exame de fundamental importância para quem quer estudar ou trabalhar em um país de língua inglesa, a vista que é um dos mais respeitados do mundo. De acordo com o site da própria TOEFL, o mesmo é reconhecido por mais de 7.500 faculdades, universidades e agências em mais de 130 países. A cada ano, cerca de um milhão de pessoas de todas as idades fazem o exame para demonstrar o seu domínio da língua. Mais de 24 milhões de pessoas de todo o mundo já fizeram o desde que ele foi criado, sendo largamente utilizado no mundo acadêmico para os que pretendem cursar curso superior, pós-graduação, mestrado e doutorado em entidades educacionais em todo o mundo. Diante de seu grande potencial e disseminação, muitos alunos procuram cursos preparatórios, não somente da própria gramática, mas também da cultura do país, onde torna-se um diferencial, além de ter maior segurança e aumenta de forma significativa as chances de conquistar uma excelente pontuação no exame.

Tais cursos realizam a familiarização dos costumes, hábitos entre outros aspectos do país a ser visitado para os candidatos com os procedimentos e conteúdo exigidos no TOEFL. Por conseguinte, os candidatos são preparados de forma que passem por um teste de nivelamento para garantir a homogeneidade de conhecimento entre os alunos do curso introdutório. Estes cursos enfatiza também a parte da escrita, além de proporcionar atividades voltadas para possíveis questões que podem cair na prova escrita no dia do exame.

Outras seções referentes ao exame do TOEFL são de aspecto da expressão da escrita que consiste na leitura de textos e audição de passagem e escrever sobre como as ideias das passagens se relacionam. Na leitura são apresentadas passagens longas e questões sobre essas passagens, relativas a assuntos. No que diz respeito a compreensão oral é apresentado um diálogo entre estudantes. As questões pedem que o estudante determine as principais ideias, detalhes, funções, posicionamentos, inferências e organização geral. Por fim é realizada uma avaliação da expressão oral, que consiste em responder questões pessoais sobre algum aspecto da vida acadêmica, onde os estudantes devem ler uma passagem, ouvir outra passagem e falar sobre como as ideias das duas se relacionam, esperando-se que o estudante expresse suas impressões, explique as ideias e defenda opiniões de forma clara, coerente e acurada.

Apesar da demanda pelos testes ser elevada, os candidatos podem realizar o teste dentro de uma a quatro semanas na maior parte dos países. A duração da prova é de quatro horas e consiste de quatro seções mencionadas anteriormente.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 08/07/2014
Código do texto: T4874327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.