ESTUDAR EM UMA UNIVERSIDADE AMERICANA

Um dos maiores sonhos dos jovens e da atual população que almejar obter um espaço melhor no mercado de trabalho é conseguir um diploma universitário, e se for numa universidade Americana seria uma conquista única e enriquecedora, porém, uma das maiores barreiras para esta realização são as condições quase impossíveis de financiar a educação.

Os valores apresentados para o estudo universitário nos Estados Unidos são absurdamente elevados. O site “Brasileiros nos Estados Unidos” revela que no ano escolar referente à 2007/2008 o custo médio em uma universidade pública, atribuindo a residência no estado onde a universidade está situada, foi de $13.589 por ano. Este custo é relativo aos valores das taxas da universidade, incluindo alojamento, porém não absorve os custos extras, como livros, atividades extras e materiais escolares. Se comparado com uma universidade particular, o custo médio, do mesmo ano escolar da pesquisa, é ainda maior, valores que chegam a mais de $32.000 por ano. Dessa forma, para obtenção de um diploma em um curso universitário de quatro anos, você pode pagar um valor em torno de $130.000. Se for necessário, ou estiver programado para concluir em cinco anos, o que é normal a depender do curso, os valores podem chegar a mais de $160.000.

Em contrapartida, o governo Americano, em vista da dificuldade financeira dos estudantes, oferece uma serie de contribuições para os cidadãos norte-americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura, estrutura parecida com os programas brasileiros. Contudo, assim como os estudantes do Brasil, muitos jovens estadunidenses estão saindo das universidades completamente endividados, e assim, iniciando sua carreira profissional com um enorme saldo negativo, nos casos que conseguem iniciar em um emprego de imediato. Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis. A vista desse empecilho, as opções para os brasileiros que tentam uma oportunidade de estudar nos EUA e obter um diploma de uma universidade americana é obter uma bolsa de estudos. Várias universidades oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU). O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.

As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de quatro anos ou parciais, dependendo da situação. Além disso, o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante. Os requisitos são que o candidato apresente proficiência na língua inglesa, tenha boas notas, e ainda que passar por um processo bastante seletivo.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 08/07/2014
Código do texto: T4874328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.