O SONHO DE ESTUDAR NOS EUA

Atualmente, a tentativa de aprender outro idioma rompeu as fronteiras dos cursos tradicionais, sendo que o sonho de estudar em outro país esta cada vez mais presente na realidade dos brasileiros. A vista dessa nova perspectiva, um dos roteiros mais procurados ainda são os Estados Unidos da América, um “estereótipo” que se traduz em estudar com os melhores professores, estruturas diferenciadas e cultura inerente ao êxito.

Diante desse cenário, a Fundação Estudar divulgou que cerca de 8.700 estudantes foram matriculados em cursos no território estadunidense em 2011. Por sua vez, os EUA também apresenta interesse em alunos da América Latina. Conforme Joe Biden e John Kerry, vice-presidente e secretário de Estado dos EUA respectivamente, anunciaram no inicio deste ano, no Departamento de Estado, que foram arrecadados US$ 3,65 milhões para incentivar intercâmbios de alunos entre os Estados Unidos e a América Latina.

Apesar das propostas e incentivos fascinantes devem-se tomar alguns cuidados antes de decidir o roteiro, sendo este de fundamental importância para quem quer viajar para um ambiente totalmente diferente do habitual, com enorme diferença cultural e a própria barreira do idioma. O aluno não pode dispensar conselhos e ter consciência do real objetivo da viagem, apresentando um bom plano de estudo, identificando se a vontade é estudar inglês, de buscar uma graduação, uma especialização, ou afins, sabendo respeitar seu perfil. Um primeiro passo é escolher uma boa agência de intercâmbio, contudo, para muitos é difícil identificar qual empresa é idônea com suas atividades, assim, quanto mais pesquisas forem realizadas, melhor será a escolha. Outrossim, perguntas como: O que devemos levar em consideração na hora de escolher uma agência? Qual é a melhor escola? Qual é a melhor agência? Qual lugar é melhor para fazer um intercâmbio?Qual o melhor período para estudar?Qual a carga horária? e qualquer outra que achar interessante e pertinente para sua avaliação pessoal.

Outro fator importante é referente ao preço dos cursos nos Estados Unidos, sendo que há uma variação de escola para escola, mas em geral eles são muito caros e quase uma alternativa impossível. Por outro lado, são oferecidas bolsas de estudos, ou diretamente nas próprias universidades, exemplos são as famosas Harvard, Yale, Columbia, Berkeley, UCLA (University of California) e NYU (Universidade de Nova York), entre outras. A vista que as mesmas oferecem propostas de ensino para estrangeiros. Os EUA não possuem regras gerais, para intercâmbio, assim, cada instituição trabalha com um sistema de bolsas especifico. Algumas usam critérios como histórico escolar para benefícios, outras levam em consideração a renda familiar e atualmente até cursos de idiomas nos Estados Unidos oferecem descontos.

De acordo com EducationUSA, os destinos mais procurados por estudantes brasileiros são Califórnia, Flórida e Nova York, contudo, outros Estados oferecem chances tão ou mais interessantes. Os alunos brasileiros devem ficar atentos as possibilidades e aproveitar ao máximo a oportunidade de estudar fora do país.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 09/07/2014
Código do texto: T4875391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.