A UNIVERSIDADE NORTE-AMERICANA

Dentro da realidade dos estudantes brasileiros, encontramos a precária educação pública oferecida pelo governo estadual e municipal, um fator agravante para o desenvolvimento do país nos âmbitos sociais, econômicas e inclusive político. Porém, a discussão é iniciada pela falta de base que os alunos destas instituições sofrem em comparação com os estudantes de escolas privadas.

Diante desse cenário, o governo brasileiro criou maneiras de amenizar essa diferença educacional, oferecendo diversos programas de apoio aos estudantes para o ingresso em universidades, na sua grande maioria em instituições privadas, incentivando o aumento de faculdades em todo território nacional, acirrando a competitividade e prejudicando a qualidade de ensino, fator que deveria ser o foco principal a oferecer e não descontos, “auxilio governo” entre outros. Visto isto, observa-se a relação do governo americano com a importância do ensino do país, onde o desempenho dos estudantes norte-americanos durante o colegial é fundamental para ingressar em um bom curso de educação superior. Enquanto os brasileiros precisam cursar pré-vestibulares, ótimas escolas particulares, se dedicar aos estudos para alcançar bons resultados nos tão sofridos vestibulares ou ter sorte nos programas disponíveis, os americanos apresentam boas oportunidades em instituições a partir do desempenho durante a vida escolar, demonstrada no currículo acadêmico. Sendo que o esforço durante todos os anos letivos do ensino médio é compensado pelas chances de ingressar em universidades ou faculdades de renome, servindo, além de outros aspectos, um grande incentivo ao estudo. E é por este motivo que os currículos escolares dos alunos norte-americanos são muito competitivos.

Através desse padrão de excelência e preocupação com o ensino desde sua base estrutural, há um sonho de todos em cursarem em instituições desse porte e de reconhecimento internacional. Assim, os brasileiros estão continuamente disputando vagas e sempre aprovados nas Universidades dos EUA. Para realizar este sonho é necessário pesquisar cursos, consultar estudantes que já estudaram nestas instituições, sendo este um ótimo termômetro na hora da escolher. É muito importante que ao fazer os seus planos de ir estudar e após identificar quais instituições mais se identificou, verificar as exigências particulares de cada uma delas.

Para estes casos de estudantes internacionais, os passos a serem seguidos são relativamente parecidos em relação com os estudantes americanos, contudo, a exigência é muito maior, além dos documentos e esforços. Inicialmente, o estudante precisa provar proficiência no inglês. Existem alguns testes para alunos que têm o inglês como segunda língua, e cada instituição escolhem qual e como aplicar. Os mais comuns são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language - Teste de Inglês como Língua Estrangeira) e o IELTS (International English Language Testing System - Sistema Internacional de Teste da Língua Inglesa), sendo fundamental atingir a nota mínima exigida para estar apto a continuar na seleção para a vaga de graduação. Além do inglês, os estudantes também precisam passar por um dos exames educacionais padronizados nos Estados Unidos. O mais comum deles é o Teste de Aptidão Escolar, que tem propósitos semelhantes ao nosso ENEM. São provas em 20 matérias diferentes de cinco áreas padrões, sendo elas: história, matemática, ciência, inglês e línguas estrangeiras.

Este exame é necessário para qualquer curso superior, no entanto, não é preciso prestar todas as 20 matérias, sendo que cada graduação indicará os testes necessários (o que reforça, mais uma vez, o quanto é importante manter contato direto com a instituição de interesse). Alcançando as notas mínimas exigidas no exame de proficiência em inglês e no Teste de Aptidão Escolar, será necessário encontrar um tradutor certificado para fazer a versão oficial dos seus documentos do português para o inglês, principalmente do seu currículo escolar e das cartas de recomendação. E então são submetidos os resultados e documentos à instituição, que por sua vez, sendo aprovados, serão encaminhado para entrevista no Consulado Americano para o visto de estudante.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 09/07/2014
Código do texto: T4875402
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.