UM TEXTO PRESO AO MEIO

Há pouco - antes de ir para a aula de literatura - eu estava pensando em um novo tema para dissertar aqui neste espaço. Estava meio sem ideias, ou com muitas que disputavam em minha mente a posição de escolhida. Mas aí durante a aula de literatura, mais especificamente sobre o Naturalismo, me veio a dúvida da noite ao ouvir - ou ver no quadro, ou os dois - que na visão dos naturalistas, o meio modifica o indivíduo. Muito bem, vamos lá:

Para começar, o que é o meio senão um conjunto de indivíduos com hábitos parecidos situados em um espaço físico e de tempo? Se o meio é a coletividade que modifica o indivíduo, este próprio indivíduo que está no meio, não modificaria a si mesmo e aos outros? Grandes conquistas na história foram feitas por pessoas que conseguiram de alguma forma modificar o meio em que viviam. Então, neste caso o papel se inverte.

Passou por minha cabeça a ideia de que existem três tipos de pessoas: As que são modificadas pelo meio em que vivem. As que modificam o meio em que vivem. E as que tentam ficar neutras, evitando e corromper o meio, mas não promovendo nada para mudá-lo. Mas foi somente uma ideia vaga, idiota.

A consciência que temos de nós mesmos - em relação à pessoas modificadoras ou modificadas- pode nos enganar. Por exemplo: O funcionário de uma empresa que resolve aderir a uma greve geral proposta por pessoas e causas que ele bem pouco conhece, pode pensar - e com muito orgulho - que está fazendo um grande trabalho, contribuindo para modificar o meio de injustiça o qual faz parte. Engana-se. Ele apenas se deixa levar pelo meio de descontentamento o qual faz - e sempre fará - parte se não mudar sua postura. Ou seja, estamos inseridos em vários meios ao mesmo tempo, dentro de um mesmo ambiente físico e de espaço.E dependendo da nossa atitude - ou falta dela - nos colocamos como modificadores ou modificados em um dos meios.

Mas, no final das contas, ou melhor, no final do texto, para embaralhar um pouco mais e fugir do determinismo, afirmo - com a firmeza de uma criança em seus primeiros passos - que precisamos sim ser influenciados pelo meio em que vivemos, porém não sofrer uma influência de via única, mas sim de duas mãos, ou um círculo, como o leitor preferir. Só assim surgirá um quarto tipo de pessoas. Dispostas a mudar, bem como a ser mudadas quando admitirem que a razão dos outros são mais fortes que as suas.

''Pensei em escrever as merdas da vida, mas eu posso ligar a televisão.''

24/06/2010

Lucas Esteves
Enviado por Lucas Esteves em 14/08/2014
Código do texto: T4922413
Classificação de conteúdo: seguro