Veja as cinco (5) Competências exigidas na redação do ENEM:

1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;

2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema;

3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista;

4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

______________

veja a prova do Enem 2013

Migração no Brasil

J B Pereira – 31/07/2014

Recentemente, houve uma onda de migrantes do Haiti e da Colômbia. Os motivos são variados dentro do contexto latino-americano. O Estadão apresentou notícias de refugiados colombianos pela Amazônia Legas em março de 2008 e agora são os haitianos a surgir em massa. PUC/MINAS estima mais de 50 mil haitianos, refugiados desde janeiro de 2010, quando houve um terremoto, dentre os quais 30% serão integrados à construção civil e 70% na coleta de lixo no norte do Brasil.

Os colombianos fogem de conflitos (para)militares e de disputas entre guerrilhas que atormentam seu país. Enquanto os de Haiti enfrentam problemas seculares de instabilidade política e econômica, somados a terremotos que assolaram todo o país. São 3 milhões de deslocados que encaram a pé a floresta amazônica, vem de barco pelo Alto Solimões.

Diante disso, ambos, colombianos e haitianos, têm na imagem do Brasil um lugar de esperança de retomada da paz e do emprego em suas vidas. A prática da agricultura, construção civil, limpeza pública, comércio, outros setores ganham com a presença deles em solo brasileiro como a primeira atração e motivação à busca de empregos, recomeçar suas vidas, manterem suas famílias e paz. Eles se queixam dos alugueis caros. Eles devem enfrentar todo perigo pelo caminho, hipotecar suas casas no pais de origem, aguardar documentos legais provisórios no outro pais como o Brasil. Sabe-se que mais da metade da taxa de aposentadoria no Brasil é bancada pelos imigrantes estrangeiros, além de que contribuem poderosa e majoritariamente no pagamento de tributos e impostos atuais, segundo a compreensão de Bertha Maakaroun.

Há de se repensar, em função desse quadro migratório, novas ações políticas de emprego e inserção no trabalho para os “hermanos”. O Brasil, ao integrar proposta de solidariedade aos refugiados, deve contar também com apoio de países que assinaram o Plano de Ação do México. Com isso, o Brasil pode pensar que há também brasileiros deslocam-se pelo mundo afora, que contam com a solidariedade dos EUA, Canáda, Austrália. Ao receber esses migrantes, o Brasil consolida sua presença na OIM – Organização Internacional para as migrações – e avança em sua política de novas frentes de emprego e fortalece os laços com os governos da América e do Mundo. No meio da crise, a única saída é a ajuda mútua entre os países.

Redações no ENEM:

Não fugir do tema e da proposta, de 7 a 30 linhas.

“Toda escritura requer uma boa leitura”: leia todo material disponível sobre atualidades ao seu redor (jornais, revistas, páginas de jornais no Facebook, no Twitter, na web, etc.)

Pratique produção de textos desde já auxilia na hora da prova.

Escreva um texto de opinião sobre:

2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;

2007 - O desafio de se conviver com as diferenças;

2006 - O poder de transformação da leitura;

2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;

2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?;

2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;

1999 - Cidadania e participação social.

________________________________

Conheça as regras para fazer a redação do Enem

http://www.ebc.com.br/educacao/2013/10/regras-redacao-enem-2013

Atualizado em 27.10.2013 - 20h24 Leia mais notícias sobre o Enem no Portal EBC

Neste domingo, os candidatos devem também responder às questões Matemática e Linguagens e Códigos (Foto: Marcos Santos/ USP Imagens )

Este domingo é o dia mais temido do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alguns dos candidatos que vão fazer as provas. Além de responder às questões Matemática e Linguagens e Códigos, os estudantes devem reservar um tempo, entre as cinco horas e meia do exame, para escrever a redação.

Para te ajudar a ficar mais seguro na hora de elaborar seu texto, lembramos abaixo quais são as principais regras e damos algumas dicas para que a redação não seja desclassificada e obtenha uma boa nota.

Tema da redação foi a Lei Seca, saiba mais

Número de linhas

A quantidade de linhas na redação do Enem, de acordo com o edital, não deve estar fora do limite mínimo de 8 linhas e máximo de 30. Professores de redação afimam que não há um tamanho ideal, desde que você respeite a estrutura do texto que é exigida.

Tipo de texto

A prova do Enem exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo. Neste formato, você deverá expor seus argumentos, que devem ser estruturados de forma consistente e coerente, com a apresentação de uma "proposta de intervenção social" ao final. Não é permitido escrever poesia ou outros estilos de texto que fujam ao proposto pelo exame.

Título

O título na redação do Enem não é obrigatório. Fica a critério de cada um dos candidatos acrescentar o título ou não.

Textos de apoio

A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, você não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que você perca pontos na avaliação de competências.

Correção

O texto será corrigido de acordo com a observação de cinco competências definidas no Manual de Redação do Guia do Candidato. Cada um dos critérios vale 200 pontos, e somados eles totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:

Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema

Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista

Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos

Redação nota zero

A redação do Enem pode ser desclassificada nos seguintes casos:

Se o candidato fugir do tema,

Se o estudante fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto

Se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,

Se o texto tiver menos de oito linhas,

Se houver desrespeito aos direitos humanos,

Se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.

Leia também:

Confira temas atuais que podem cair na prova

Entenda como é feita a correção das provas e da redação

__________________________

É imperioso que haja paz no mundo a começar pelo nosso coração que perdoa a todos.

Depois a força do amor vai irradiando poderosamente pelo mundo. Puxa, estou falando da PAZ, fruto da justiça e do diálogo com o outro não importa onde e quem ele é.

Para o outro, somos também outro.

Deus é o totalmente outro que nos acolhe sempre e nunca exclui seus filhos, seus amigos no abraço eterno do Paraíso e que deve começar aqui e agora.

_____________________

J B Pereira, ENEM 2012 - CINCO COMPETÊNCIAS. MEC e BRASIL.
Enviado por J B Pereira em 23/08/2014
Reeditado em 23/08/2014
Código do texto: T4934585
Classificação de conteúdo: seguro