VALIDADE ILIMITADA- ENEM

Tema: O voto nulo é um ato político válido?

Nas doutrinas democráticas, os votos são muito importantes para a política nacional. Dentre eles, tem-se o voto nulo: um livre direito do cidadão em votar em nenhum candidato, como forma de protesto ao sistema político.

Tanto o voto branco como o nulo traduz o descontentamento da sociedade em relação aos governantes. Corrupção, desvio de verba, cassação de mandato, são motins para o afastamento e a desinformação dos eleitores da política. Segundo uma atual pesquisa do jornal Folha de S.Paulo, há uma estimativa de um aumento de 20% dos votos nulos( em comparação ao ano anterior).

No entanto, um número alto de votos nulos como por exemplo 50%, não impactaria diretamente as eleições, desmoralizando-as. O que pode ocorrer, em situações fraudulentas ou ilícitas, é uma nova rodada de eleições. Além disso, os votos nulos não computados permitem maiores chances a um possível candidato desconhecido. Ou seja, o voto nulo tem seu lado subjetivo e crítico ao sistema democrático falho. Seria mais eficiente se ele for tratado, realmente, como um possível ato de revolução política.

Logo, para os votos nulos transformarem efetivamente a política nacional, a sociedade brasileira precisa ser mais ativista. Propagando ideias revolucionárias e conscientizando-se nas campanhas eleitorais; só assim, poder-se-á ter uma política verdadeiramente democrática.

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 30/08/2014
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T4943656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.