A Vidente - Texto teatral interpretado nos cursos de licenciatura na FAINAM 2014

Tudo começa na periferia de São Paulo, além de bares e o comércio clandestino, tinha um local diferente na vila, a sessão espirita da dona Jandira que atendia junto com suas irmãs Marinalva e Jucilene elas eram migrantes nordestinas que se instalavam ali nas redondezas já algum tempo. Jandira já era velha conhecida no bairro pelos seus trambiques, devia na padaria, açougue, mercadinho e tudo mais da vila quando arriscava sair pelas ruas tinha que andar com disfarce ,óculos escuro e chapéu para evitar que a vizinhança lhe persiga.

- Jandira! Hoje tem cliente! Seu Raimundo, o viúvo marcou uma consulta ele estará aqui em instantes. Disse Jucilene a irmã mais baixinha e que acabara de voltar a estudar.

- Ainda bem! Porque a energia será cortada em três dias, como você sabe nosso negocio vai muito mal!

- Mal com U ou com L? perguntou Jucilene .

- Olha aqui Jucilene , não admito tantas perguntas , não lhe devo nenhuma satisfação. Disse Jandira tirando os óculos e jogando as compras no chão.

-Mal com L ! só pra você saber! Continuou Jucilene.

Toc toc! A porta bateu

- Corre Marinalva , é seu Raimundo vai abrir a porta ... Jandira disse

Jandira estava em pé próxima a sua mesa de consultas, o velho senhor entrou e assentou se na mesa como Jandira o indicou com um gesto usando as mãos.

- Bem, eu já o esperava , fiquei muito feliz por você vir de encontro aos espíritos. Disse Jandira

- Ao encontro ou de encontro? interrompeu Raimundo olhando fixamente para a vidente

- isto só pode ser armação! Jucilene eu vou te quebrar de vassoura, você andou armando alguma pra min né....

-Como posso confiar em suas previsões se nem mesmo consegue acertar simples regrinhas de gramatica ? disse o velho desconfiado

Ao ver o velho recolhendo a nota de vinte reais que o mesmo anteriormente teria colocado sobre a mesma Jucilene foi direta:

- Ao encontro! Pois representa “em direção á”, de encontro representa oposição.

Marinalva olhou pra Jucilene toda orgulhosa.

- Eu tenho noticias do além, seu Raimundo você é um homen de sorte eu sinto a presença hoje dos espíritos! Disse Jandira com uma voz embargada e retorcendo a cabeça e apontando o dedo para Raimundo.

- É seu Raimundo sua mulher Francisca anda irritada com você pelo jeito tem andado com muitas mulheres, bebedeiras, noitadas né.....

- onde ela está? Onde? Perguntou o velho

Jandira segurava a xicara de café de Raimundo

- onde ou aonde? Interrogou Jucilene á Raimundo

- onde dá ideia de lugar fixo, exemplo “ onde está a caneta?”, já a palavra aonde é usada pra indicar um local indefinido exemplo “ aonde você vai”. Respondeu Raimundo lixando as unhas no palitó.

-Mas, mas, mas... interrompeu Jandira batendo as mãos na mesa

- será se eu posso continuar nossa sessão?, e antes que me perguntem quero dizer que a expressão mas deve ser utilizada na frase com s pois representa “ porém”, mais com is representa adição, más com acento e s representa o plural de mal. Acrescentou Jandira

-olhe a borra de café Raimundo tenho uma revelação de livramento pra você... falou Jandira tapando os olhos com a mão e fazendo bico com a boca.

- fale mulher! Disse Raimundo

- Bem, estou cansada é muito forte, não sei se vou conseguir...

-Dez reais acima do combinado! Exclamou Raimundo.

-Perfeito! Jandira respondeu.

-0lha Raimundo... reza a lenda que você tem de contribuir com uma quantia para as irmãs como uma oferenda aos espíritos, senão sua pessoa arrumará um problema enorme na sua vida financeira.

-Tudo bem Jandira farei o combinado, porém quero uma resposta sensata, a palavra senão nessa expressão é empregada de forma junta ou separada?

Jandira, olhou pra xicara de café desconfiada, parecia sem resposta.

Jucilene foi rápida:

-Senão junto utiliza se quando pode ser trocado por “ a não ser”, se não separado é utilizado para representar a expressão” caso não”.

Raimundo levantou-se rapidamente da mesa e falou:

-muito bem Jandira, farei o combinado, e Jucilene você tem um futuro promissor como professora! Prossiga nos estudos esse é o caminho!

- Obrigado senhor, eu não aguento mais essa vida aturar minha irmã não é fácil... disse Jucilene

- Marinalva, vai preparar meu banho de sais que estou exausta! Gritou Jandira aparentando se cansada.

Algum tempo depois fiquei sabendo que Jucilene formou-se em professora, era muito dedicada, porém por conta da sua irmã Jandira, uma vez ou outra sempre tentava conquistar um aluno ou colega para arrancar ums trocados com falsas previsões, como diria Marinalva

_ Tá difircir as coisa mia fia....

Rafael de Sousa Rocha
Enviado por Rafael de Sousa Rocha em 02/09/2014
Reeditado em 07/09/2014
Código do texto: T4947065
Classificação de conteúdo: seguro