Nota 0

O SAEB(avaliação da educação básica) de 1995 mostra que apenas 22% dos alunos da 4ª série,74% dos alunos da 8ª e 87% dos alunos da 3ª série do ensino médio alcançaram uma pontuação que corresponde à capacidade de ler um texto verbal mais longo e reconhecer efeitos e expressões conseguidos com sinais de pontuação.

Somente 21% dos alunos da 4ª série alcançaram uma pontuação indicando que dominam conhecimentos mais consolidados das quatro operações com números inteiros e sabem aplicá-los para resolver problemas simples de uma etapa.

Fiquei indignada com a "brilhante" justificativa do então Ministro da Educação Paulo Renato de Souza para a queda do desempenho dos alunos da rede pública com o passar do tempo em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" de 4/12/2000:"quando se incorpora um aluno mais carente,cai a média da escola".

Na minha opinião,a declaração do Ministro da Educação (que pelo jeito é na verdade da falta de Educação),foi muito infeliz e extremamente preconceituosa,e o pior,culpando pessoas que na verdade são vítimas(alunos),desse sistema educacional cada dia mais deficiente.

É por essas e outras que a Educação está desse jeito,onde se viu um Educador tão preconceituoso.Desculpem pelo desabafo,mas é que preconceito pra mim é inaceitável.

Juliana Oliveira
Enviado por Juliana Oliveira em 24/05/2007
Reeditado em 31/05/2007
Código do texto: T498921